WRC, Kalle Rovanpera: “Fizemos algumas boas manhãs [até agora], mas esta foi realmente boa”
As coisas este ano ainda não tinham corrido na perfeição nas provas anteriores. O ano passado por esta altura, Kalle Rovanpera tinha 3 vitórias e um 4º lugar, este ano tem um segundo e três quartos lugares. Bem diferente. Mas esta manhã o finlandês achou que “era um bom dia para fazer ralis…”, e transformou um avanço de 10.8s em 52,4s, em apenas meio dia. O rali não está ganho, faltam dois meios dias, mas já ficou claro que a concorrência tem que dar muito ao pedal para acompanhar o jovem finlandês.
Kalle Rovanperä mais do que quadruplicou a sua liderança no Vodafone Rally de Portugal na manhã de sábado, com uma série de vitórias em troços e deixou os seus rivais da Hyundai Motorsport bem longe.
Rovanperä completou a prova de abertura em Vieira do Minho 12,8 segundos mais rápido do que todos os outros e superou o seu adversário mais próximo, Dani Sordo, por 21,7 segundos no troço de 37,24 quilómetros em Amarante. Foi novamente mais rápido do que o espanhol em Felgueiras, fechando uma etapa perfeita.
“Fizemos algumas boas manhãs [até agora], mas esta foi realmente boa. Toda a etapa foi boa e vamos tentar continuar assim.”
Sordo não só perdeu o contacto com o líder do rali, como também ficou sob crescente pressão do seu companheiro de equipa Esapekka Lappi e chegou à ‘meta’ com apenas 4,6 segundos de vantagem sobre o finlandês. Lappi conquistou o último lugar do pódio na primeira especial do dia, ‘despromovendo’ Thierry Neuville – que terminou a etapa apenas 0,9 segundos atrás – no processo.
Neuville teve dificuldades em manter a traseira do seu Hyundai alinhada e, apesar de ter feito ajustes na configuração, sentiu que era possível melhorar ainda mais: “Fizemos uma grande alteração na afinação [antes da SS11] que foi um pouco melhor, mas a traseira fica sempre solta”, explicou. “Não consigo comprometer-me na entrada [das curvas] sem ter um momento na saída.”
Pierre-Louis Loubet abandonou perto do final de Amarante quando um forte impacto danificou a direção do seu Ford Puma. O seu companheiro de equipa na M-Sport Ford, Ott Tänak, subiu para quinto e está agora atrás de Neuville por 36,2 segundos.
Os carros do WRC2 preencheram o resto da tabela classificativa. Oliver Solberg viu a sua liderança ser reduzida por Gus Greensmith, muito devido a um pião e Yohan Rossel também recuperou algum tempo, enquanto Andreas Mikkelsen e Marco Bulacia completaram o top 10.