WRC, Juha Kankkunen e o regresso da Lancia: “já me falaram um pouco sobre isso”
De acordo com declarações de Juha Kankkunen ao jornal finlandês Helsingin Sanomat, o finlandês revelou que já tinha falado com Miki Biasion quanto à possibilidade de Lancia regressar ao WRC, e ao que parece há um fundo de verdade na questão. A informação dada à estampa há dias pela revista italiana Autosprint, refere que o Grupo Stellantis já terá decidido avançar com o regresso da Lancia aos ralis, mas os planos passam pelos Rally2 e não a classe principal.
No contexto do ‘Renascimento da Lancia’, que está a ser levado a cabo, os ralis servirão como um ‘acelerador’ para o marketing da marca, que nos últimos tempo tem comunicado esse ‘Renascimento’ quase sempre fazendo referências ao passado vitorioso da marca nos ralis: “Os icónicos faróis traseiros redondos em LED, reminiscentes do vitorioso Lancia Stratos”, “uma clara referência ao espírito mais brutal da marca e ao inesquecível Lancia Stratos, um modelo lendário no mundo dos ralis”. Não é por acaso que estas informações surgem agora: a revelação do modelo, o Lancia Ypsilon, está agendada para fevereiro deste ano.
Pelo que referiu, Juha Kankunen já sabia antes dos rumores que a Lancia tinha planos para regressar ao Mundial de Ralis: “Claro que evoca pensamentos calorosos. Já me falaram um pouco sobre isso. Discutimos com Miki Biasion que (Lancia) tem planos”, disse Kankkunen ao Helsingin Sanomat .
Este é um processo que tem toda a lógica até porque a Lancia está inserida num grupo que já tem um Rally2, o Citroën C3 Rally2, pelo que o surgimento do Lancia Ypsilon Rally2 só quase será necessário colocar-lhe uma carroçaria em cima.
Não é preciso fazer muitas contas: o Citroën C3 já tem um sucessor, o elétrico e-C3, é aí que a marca vai colocar ênfase nos próximos tempos, porque é um automóvel que vem para um segmento em que há poucos, o dos pequenos elétricos baratos.
Portanto, agarrar na tecnologia do C3 Rally2 e colocar-lhe a carroçaria ‘Ypsilon’ em cima não é difícil. Se calhar o processo até já está em curso.
Mesmo não sendo para a classe principal, que neste momento está cheia de indefinições, o regresso da Lancia, a concretizar-se, será sempre uma ‘bomba’ positiva no WRC. Até se pode dar o caso dos responsáveis do grupo Stellantis já saberem mais do que nós e em 2026 os Rally1 desapareçam para dar lugar aos Rally2 Plus. Há muita coisa a acontecer disso ninguém duvide…