WRC: Jovens lobos a dar “sinais de vida”
Um já passou para o escalão mais elevado do campeonato, o outro apeou os favoritos e arrecadou a vitória no WRC2. Teemu Suninen apresentou-se na Suécia com o Ford Fiesta WRC. Foi a terceira vez que pilotou um carro do género e, não obstante a M-Sport ter passado por um pesadelo na ronda nórdica, o finlandês foi – curiosamente – o melhor da equipa de Malcolm Wilson. O responsável inglês sempre alertou para a falta de experiência do piloto, mas este mostrou que o valor existe e tem condições para dar cartas no futuro.
Já o japonês Takamoto Katsuta chegou à Suécia como outsider entre os concorrentes do WRC2. O ‘protegido’ da Toyota dificilmente teria capacidade de se impor perante nomes como os pilotos oficiais da Skoda, Pontus Tidemand e Ole Christian Veiby, mas a verdade é que mostrou velocidade – venceu 10 troços – e consistência para se impor perante a forte equipa de fábrica da marca checa. Será que vem aí uma estrela japonesa dos ralis? Decore o nome, chama-se Takamoto Katsuta.
Aos 24 anos faz parte da Toyota Gazoo Racing Challenge Program, e a sua estreia com um Yaris WRC pode ter ficado um pouco mais perto, pois como é lógico, à Toyota dá muito jeito a médio prazo ter um piloto do seu país na equipa.
Para o conhecermos um pouco melhor, ‘Taka’ é filho do oito vezes Campeão japonês de ralis, Norihiko Katsuta, e o seu avô também fez ralis. Katsuta começou a competir aos 12 anos no karting, aos 18 venceu a Formula Challenge Japan, um série de monolugares japonesa, foi para a Formula 3 com a TOM’S, mas depressa preferiu mudar-se para os ralis.
Ouviu falar do Programa de Desenvolvimento de jovens pilotos da Toyota e não hesitou. Desde 2015 é seguido por Makinen, lado a lado com outro famoso nome japonês dos ralis, Hiroki Arai, filho de Toshi Arai, que pilotou no WRC pela Subaru World Rally Team.
Como a Toyota ainda não tem um R5, corre de Ford. Na Suécia, bater Pontus Tidemand é um feito e isto depois de liderar 18 das 19 provas de classificação.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI