WRC Híbrido: A maior mudança de sempre

Por a 27 Junho 2020 14:32

O ano de 2022 trará uma nova geração de carros ao WRC, os híbridos, naquela que será uma mudança que só tem algum paralelo no momento em que se transitou dos Grupos B de 1986 para os Grupos A de 1987…

À primeira vista, nada muda. Vamos ter o mesmo ruído oriundo dos pneus, da transmissão, dos travões. Mas primeira vez que virmos um carro de rali da nova geração 2022 entrar ao serviço na ronda de abertura do Mundial de Ralis será um momento marcante. Para não falar de um momento, provavelmente muito calmo, se a primeira vez que o virmos for a sair do pódio na cerimónia de abertura. Já a rodar num troço, não haverá diferenças, simplesmente estaremos a ver um híbrido a passar…

Esta será a maior mudança nos regulamentos técnicos desde a chegada dos Grupo A ao Mundial de Ralis em 1987, sendo que pela primeira vez na história da competição a principal categoria do WRC não se baseará apenas na combustão interna para mover o carro. Bem-vindo à era híbrida dos ralis.

Dentro de 18 meses, os carros da classe principal, os Rally1, passam a incorporar tecnologia híbrida de ponta para os tornar mais ecológicos do que nunca. Viajando por cidades, vilas, aldeias e parques de assistência, em ligação para os troços cronometrados, dependerão apenas da energia das baterias, em vez da gasolina, para fazer o seu progresso na estrada, que nessas alturas será silencioso.

“Este é o futuro para o WRC”, disse o diretor de rali da FIA, Yves Matton. “É emocionante estar a trabalhar para esta próxima geração”.

Lado a lado com a concretização das atuais ambições do WRC, as equipas dos construtores estão ao mesmo tempo a desenvolver os seus carros de 2022, em preparação para os testes que terão início na próxima época de 2021.

O sistema híbrido será fornecido pela empresa alemã Compact Dynamics, uma firma com uma rica herança no fornecimento de soluções elétricas para o desporto automóvel a todos os níveis, incluindo a Fórmula 1, as corridas de resistência (WEC) e a Fórmula E, que como se sabe disputa-se com monolugares totalmente elétricos. A Compact Dynamics fornecerá o e-motor, a eletrónica e o sistema de propulsão. A bateria, que quando completamente carregada fornecerá cerca de 100 kw (aproximadamente 130cv), será fornecida pela Kreisel Electrics.

Um extra de 130 cv, que elevaria a potência dos Rally 1 a cerca de 500 cv parece interessante, especialmente se puder ser utilizado nos troços. Em primeiro lugar, a energia da bateria será utilizada em super-especiais (é o que está previsto para já), mas a sua utilização em troços ‘normais’ é algo que a FIA está a estudar.

“Estamos a olhar para algumas áreas nos troços em que poderíamos utilizar esta energia extra. Mas temos de ter cuidado onde ela é utilizada”, disse Yves Matton, pois passar de 380 cv para 500 cv numa pista – como sucede a outro nível na Fórmula E – é bem diferente do que o fazer em troços de ralis, e por isso há que ter muito cuidado com o tipo de troços, ou zonas desses troços, onde vai ser possível assistir a esse ‘Maximun Attack’ para aproveitar uma mítica frase proferida por Markku Alén.

Mas a parte híbrida dos ralis é muito mais do que apenas rodar silenciosamente mais depressa. Tem tudo a ver com o alinhamento do WRC com o desporto e a sociedade: “O que estamos a assistir agora, com os atuais fabricantes de automóveis de estradas, os híbridos são a tendência e o futuro a curto-prazo para a suas gamas”, disse Yves Matton.

“A evolução da sociedade significa que os carros híbridos e elétricos têm um grande futuro. É aqui que o foco do marketing dos fabricantes está, e como desporto, temos uma oportunidade de refletir isso mesmo. As condições que temos habitualmente no WRC são realmente desafiantes para esta nova tecnologia”, disse Matton.

Como se percebe, temos pela frente uma nova oportunidade pois o Mundial de Ralis é uma fantástica montra para os fabricantes de automóveis de estrada. Onde melhor mostrar os seus produtos tendo em com a enorme gama de condições que o WRC oferece?

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