WRC: FIA vai alterar a controversa ordem de partida do Mundial de Ralis
De acordo com o “Autosport” britânico, a FIA vai alterar a atual ordem de partida definida para as provas do Campeonato do Mundo de Ralis, aplicando um sistema mais ao gosto de Sébastien Ogier.
As regras que neste momento se encontram em vigor obrigam o líder do campeonato a ser o primeiro a ir para a estrada nos dois primeiros dias de cada prova, o que de acordo com a maioria dos pilotos é uma penalização demasiado excessiva nos ralis de terra, sendo-lhe impossível recuperar da desvantagem no último dia da competição, momento em que a partida é feita de acordo com a classificação na prova.
Depois de Jost Capito ter admitido que a manutenção da regra poderia levar Ogier a retirar-se do desporto, sabe-se agora que a reunião da Comissão do WRC que ocorreu na última quarta-feira decidiu em favor de uma mudança do regulamento, com o líder do campeonato a abrir a estrada apenas no primeiro dia da competição. A partir daí ter-se-à em conta a classificação do rali, mas com os carros a irem para a estrada no sábado e domingo em ordem invertida, tal como ocorria em 2014.
Esta decisão não deverá, contudo, estar isenta de controvérsia, já que muitas vozes elogiaram também o sistema deste ano, salientando que houve seis vencedores distintos ao longo do ano e que isso prova que as mudanças resultaram.
Tudo indica que a Comissão do WRC aprovou ainda que haja uma maior distribuição de pontos de bónus na Power Stage já a partir do próximo Rali de Monte-Carlo, passando a ser oferecidos aos cinco mais rápidos (5 pontos para o mais rápido e 1 para o mais lento deste lote). Tal como o AutoSport avançou na sua edição em papel, a FIA está ainda a trabalhar numa competição que irá premiar os pilotos privados, designada por FIA WRC Trophy. Estas medidas serão propostas para ratificação no final deste mês de novembro, por ocasião do Conselho Mundial do Desporto Motorizado.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O regresso da palhaçada… os primeiros ficam mais primeiros e os últimos cada vez mais ultimos.
Compreendo o seu ponto de vista mas não consigo concordar, seja em qualquer modalidade motorizada, com o principio de penalizar os mais rápidos. Então se faço bem o meu trabalho e sou mais rápido que todos os outros, devo ser castigado por isso?