WRC: FIA Confirma manutenção dos Rally1 até 2026
Tal como se esperava, a FIA fez marcha-atrás e vai manter os Rally1 com motor híbrido até 2026.
Depois de pressionada pelas equipas, a FIA não teve alternativa e teve de meter o seu plano, anunciado em fevereiro, na gaveta. Agora, o comunicado de imprensa da FIA, fala em estabilidade. Pudera…
Os regulamentos técnicos para os carros de Rally1 e Rally2 permanecerão estáveis nas próximas duas épocas, ao mesmo tempo que todas as entidades estudam com toda a calma o futuro dos ralis a partir de 2027. Nesta que foi a segunda reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, o Presidente Mohammed Ben Sulayem, anunciou que vai manter-se a estabilidade técnica do Mundial de Ralis e o Conselho Mundial confirmou que, na sequência de extensos comentários e discussões, o Regulamento Técnico do WRC para os carros de Rally1/2 permanecerá inalterado nos próximos dois anos.
Todas as partes interessadas estão agora a trabalhar em conjunto para os regulamentos para 2027 e anos seguintes, e existe um bom consenso entre os membros do Conselho Mundial e os construtores sobre os principais objetivos que visam principalmente aumentar a participação ao mais alto nível, tal como previamente estabelecido pela FIA.
O Conselho Mundial tem fortes expectativas de que os atuais construtores se comprometam com o futuro a longo prazo do desporto com bastante antecedência. Estes regulamentos serão apresentados para aprovação na reunião de dezembro do Conselho Mundial, o que permite um prazo de mais de dois anos para os construtores se adaptarem às novas regras.
Na sequência de uma promessa clara de investimento por parte do promotor do WRC, a FIA reforçará a sua equipa nos Departamentos Comercial e de Comunicação para alargar o seu apoio ao promotor e às principais partes interessadas do Grupo de Trabalho Promocional.
Haverá um forte enfoque na gestão dos regulamentos desportivos após a criação do Grupo de Trabalho Desportivo do WRC, com ênfase no aumento das oportunidades de ativação dos média e na redução dos custos para os seus concorrentes. As versões finais destes Regulamentos Desportivos deverão ser propostas na sessão de outubro do Conselho Mundial.
Além disso, o Conselho Mundial aprovou que, para efeitos de promoção, dois membros da equipa designados por cada construtor registado serão agora autorizados a estar presentes a menos de um quilómetro dos seus carros em competição nos troços de estrada para filmagens e criação de conteúdos para as redes sociais. Foram também criadas posições adicionais no carro para a instalação de lentes de câmara a bordo.
Para dar continuidade e estabilidade ao Campeonato WRC Júnior, foi aprovada a extensão do contrato de fornecimento exclusivo de viaturas (M-Sport Poland Ford Fiesta Rally3 EVO) para a época de 2025.
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