WRC: EUA podem ter prova candidata este ano…e entrar no calendário em 2024
Esta é daquelas notícias, que, a confirmar-se, pode ser das melhores que o WRC poderia esperar no atual contexto. O Mundial de Ralis pode já em 2024 ter uma prova nos Estados Unidos da América do Norte. Claro, para isso suceder, é preciso primeiro que exista uma prova candidata, e que ‘passe’ no escrutínio dos observadores, tal como o Rali da Arábia saudita terá que fazer este ano.
Há muito que o WRC quer ir para os EUA, desde 1988 que não é possível, mas a verdade é que as tentativas têm sido várias.
É fundamental para o WRC que os norte-americanos ‘acolham’ o WRC e que a disciplina se desenvolva nos ‘States’. É um ‘novo mundo’ que se abre assim que isso suceder.
Em declarações ao Motorsport.com, diretor de eventos do WRC, Simon Larkin, disse que as conversações têm progredido entre o Promotor do WRC e um governo regional dos EUA, dos 50 existentes. O local não foi divulgado, mas é quase certo ser uma prova de terra: “quando chegarmos ao final de março, teremos uma declaração clara e sucinta sobre as nossas ambições para um Rally EUA em 2024”, disse Larkin, que explicou ainda que a prova, caso cheguem a acordo com o governo regional, será candidata ao WRC 2024.
Mas que rali poderá ser?
É lógico que se deve olhar para o calendário dos que já existem e estão marcados para 2023. A competição da American Rally Association tem previstas oito provas, as mesmas de 2022, com exceção do Susquehannock Trail Performance Rally.
A nova temporada terá início com o SnoDrift de 10-11 de fevereiro. Com sede em Atlanta, Michigan, SnoDrift é o primeiro rali de inverno do país, que passa pelo popular BonFire Alley.
Depois segue-se a região à volta de Salem, Missouri a 17-18 de Março para o 100 Acre Wood. A ARA ruma depois a oeste com paragens em Washington e Oregon.
O Rally Olympus está marcado para 22-23 de Abril em Shelton, Wash. Este foi o rali mais longo do calendário nacional da ARA em 2022.
Um mês mais tarde, a série dirige-se para sul para o Rally Oregon Trail. A OTR regressa a Portland International Raceway na sexta-feira, 19 de maio, antes de se dirigir para leste ao longo do rio Columbia para dois dias de competição.
O Southern Ohio Forest Rally abrirá a parte de verão do programa da ARA nos dias 8-10 de junho. O SOFR tornou-se uma paragem popular entre os concorrentes e espectadores da ARA nos últimos anos. O rally de três dias terá início no centro da cidade de Chillicothe.
O New England Forest Rally regressará em 2022, um rali que oferece os troços mais diversos do campeonato.
A sétima ronda do Campeonato Nacional ARA segue para o norte do Minnesota de 25-26 de agosto para o Rali Ojibwe Forests. Ojibwe é uma das provas de rali mais longas dos EUA e é uma das favoritas dos concorrentes pelas suas estradas de rali suaves, rápidas e fluidas.
A época chegará ao fim na Península Alta do Michigan, de 13 a 14 de outubro. O Rali Lake Superior Performance tem lugar na pitoresca folhagem de outono do Norte do Michigan, com os concorrentes a lutarem através de condições meteorológicas sempre mutáveis.
Daqui, poderá sair a prova candidata ao WRC, sendo certo que, como sempre, não é fácil negociar com os norte-americanos.
A questão aqui é que é difícil para os norte-americanos serem convencidos da importância de receber o WRC, isto num país em que os ralis têm crescido, a pouco e pouco, de importância.
De momento é considerado um desporto motorizado de nicho nos Estados Unidos, com um seguimento menor, mas dedicado, em comparação com competições como a IndyCar e a NASCAR. Embora possa não ter o mesmo nível de popularidade ou de exposição dominante que outras formas de desportos motorizados nos EUA, os ralis têm ainda assim uma base de fãs dedicada e apaixonada.
É difícil dizer se os ralis cresceram muito nos EUA nos últimos anos já que têm enfrentado alguns desafios, incluindo a retirada de fabricantes do desporto e um declínio no número de eventos que se realizam. No entanto, por outro lado, o desporto também registou alguns desenvolvimentos positivos, tais como a formação da Associação Americana de Rally (ARA), que visa promover e desenvolver o desporto nos EUA, a que se seguiu logo o regresso de alguns fabricantes ao desporto.
De resto, o rali mais famoso ou importante do calendário da ARA é susceptível de variar dependendo a quem perguntamos, mas há alguns eventos que estão entre os mais notáveis. Uma das provas mais prestigiadas do calendário da ARA é o Trail do Oregon Rally. O evento, que tem lugar no Noroeste do Pacífico, é considerado um dos principais ralis nos Estados Unidos e atrai um forte plantel de todo o mundo. O Oregon Trail Rally é conhecido pelos seus troços desafiantes, que incluem uma mistura de terra e alcatrão, bem como as especiais cénicas através da bela paisagem rural do Oregon.
Outro bom rali é o Trail Susquehannock Performance Rally (STPR) que saiu este ano do calendário. Este evento é considerado um dos ralis mais desafiantes e é conhecido pelos seus troços rápidos e técnicos. O rali tem lugar nas florestas do norte da Pensilvânia e é um dos favoritos entre os concorrentes e adeptos.
Finalmente, o Rali Lake Superior Performance Rally (LSPR) é outro rali importante no calendário da ARA. Tem lugar nas florestas de Minnesota e é considerado um dos eventos de rali mais desafiantes da época devido às condições meteorológicas e troços difíceis.
Em resumo, o rali mais famoso ou importante do calendário da ARA é provavelmente mais uma questão de opinião pessoal do que outra coisa qualquer.
Vamos ver se é desta que o WRC vai aos ‘States’…