WRC, Elfyn Evans e o arranque do Rali Monte-Carlo: “Foi uma loucura, não há nada como isto no calendário”
Dezenas de milhares de espectadores enfrentaram temperaturas negativas para dar início à nova temporada do WRC na passada quinta-feira – e Elfyn Evans foi o primeiro piloto a sentir as suas boas-vindas.
Nas profundezas dos Alpes franceses e a mais de 1000m acima do nível do mar, as icónicas curvas de Les Tourniquets estavam vivas com o ‘bruáá’ de fãs apaixonados agitando bandeiras, fogos de artifício e carros Rally1 híbridos a toda a velocidade no escuro. Elfyn Evans abriu a estrada no seu Toyota GR Yaris Rally1 e a receção que recebeu enquanto percorria as estreitas passagens alpinas deixou o galês quase sem palavras. “Foi uma loucura”, sorriu. “Não há nada como isto no calendário e, sim, é um pouco louco, mas estou feliz por podermos experimentar isto.”
Evans venceu os dois troços noturnos de quinta-feira para construir uma impressionante vantagem de 16,1 segundos durante a noite. Manteve-se na liderança durante mais de metade do rali até que os problemas híbridos, combinados com o ritmo crescente de Thierry Neuville e Sébastien Ogier, o obrigaram a contentar-se com um terceiro lugar. Evans considera que um pódio na abertura da temporada é um cumprimento bem sucedido dos seus objectivos antes do rali: “É impossível avaliar se estamos a ir bem ou mal”, disse Evans quando lhe perguntaram se tinha ficado surpreendido com o seu ritmo inicial. “Eu só queria passar a quinta-feira sem problemas mas, quando comecei a conduzir, tudo parecia correr bem, por isso continuei com isso. O meu objetivo [para o rali] era, no mínimo, um pódio, mas o mais importante é sempre terminar no Monte. Se começarmos a época com um DNF, é sempre difícil recuperar terreno. É bom começar o ano com um resultado sólido”.
Embora Thierry Neuville, da Hyundai, tenha vencido o rali, os desempenhos de Evans e do seu companheiro de equipa Ogier significam que a Toyota lidera a marca coreana por um único ponto no campeonato de construtores antes do Rali da Suécia do próximo mês (15 a 18 de fevereiro).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Se na televisão foi espetacular, ao vivo deve ter sido uma loucura.
Pois!