WRC: É oficial – Volkswagen está de saída do Mundial de Ralis
Está confirmado e não há volta a dar: a Volkswagen decidiu “realinhar” o seu programa desportivo, revela o comunicado enviado hoje à imprensa, e apostar em novas tecnologias e na venda de carros-cliente. O compromisso com o Campeonato do Mundo de Ralis termina assim no final deste ano, depois de a marca ter conquistado 12 campeonatos do mundo consecutivos.
Os postos de trabalho dos cerca de 200 funcionários da Volkswagen Motorsport não estão em causa, sendo ajustados aos projectos que a insígnia detém no TCR e no Ralicross, e transferidos ao novo Polo R5 que a casa alemã irá desenvolver no próximo ano, em 2017.
“A marca Volkswagen está a sofrer enormes desafios. Com a expansão prevista na electrificação dos nossos modelos de produção em série devemos focar todos os nossos esforços nas tecnologias do futuro. Excedemos em muito os objetivos definidos para o WRC, e agora estamos a realinhar a Volkswagen Motorsport e colocar nas nossas prioridades a tecnologia do futuro”, referiu em Hannover Frank Welsch, membro do conselho de administração responsável pelo desenvolvimento técnico do Grupo, a cerca de 200 empregados da marca.
“Ao mesmo tempo, a Volkswagen irá focar-se nos carros-cliente. Tal como o Golf GTI TCR nos circuitos e o Beetle GRC no ralicross, também queremos oferecer um produto de topo aos pilotos de rali e é por isso que iremos desenvolver em 2017 um modelo baseado na nova geração do Polo de acordo com o regulamento R5”. O carro será disponibilizado aos clientes a partir de 2018, acrescenta o comunicado.
De acordo com a Volkswagen, o Polo beneficiará de toda a experiência da bem-sucedida participação da VW no WRC, em que as duplas de fábrica, Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila e Andreas Mikkelsen/Anders Jæger completaram 51 ralis, vencendo 42 vezes e fazendo pelo meio 621 melhores tempos em especiais. Nenhum outro carro na história do Mundial de Ralis conseguiu tal rácio de sucesso.
No fim de semana passado, a Volkswagen assegurou o seu quarto título de Construtores de seguida:
“Quero agradecer aos nossos pilotos e co-pilotos por estes feitos magníficos. Não só são extremamente rápidos, como fantásticos embaixadores da marca Volkswagen. Toda a equipa atingiu estes níveis de sucesso com um enorme empenho de cada um. Queremos continuar a trabalhar com esta equipa neste nosso realinhamento. Do mesmo modo, iremos expandir a cooperação entre o desenvolvimento da produção e desporto motorizado, que sempre teve benefícios mútuos nos últimos anos. Estão garantidos os postos de trabalho para todos os funcionários da Volkswagen Motorsport”, reforçou Frank Welsch.
Já o Diretor da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets explicou: “Logicamente, lamentamos a saída do WRC, já que este foi um capítulo muito bem sucedido da história da Volkswagen MotorSport. Esta equipa fez grandes coisas, e ao mesmo tempo o nosso foco já está no futuro, pois estamos cientes dos grandes desafios que todo o Grupo encara. A partir daqui, o foco estará nas tecnologias do desporto motorizado e nos nossos clientes, onde nos posicionaremos de uma forma mais aberta e atrativa.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Desculpem-me mas não posso deixar de associar a saída da VW com a entrada da Toyota, na minha opinião a Toyota ainda vai ter que trabalhar muito para conseguir chegar ao nível que estava a VW, mas até parece que ficaram com medo do confronto.. Que tristes, vieram com tudo e logo no ano em que a Citroen vai voltar em força, a Hyundai tem estado cada vez melhor, até se fala do regresso da Ford oficial, e com o regresso da Toyota, estes decidem meter o rabo entre as pernas e sair??? O que se tem visto actualmente nos… Ler mais »
uma das muitas consequências – “VW investors sue the car giant for 8.2 billion euros – German court ” -acho que eles têm mais em que pensar do que na Toyota e Citroen. Eu tenho pena, claro, mas…que venha a Skoda , que depois de tantos anos de dedicação aos ralis também merece uma recompensa!
com as consequências financeiras e institucionais do dieselgate a começarem a aparecer, não havia outra hipótese para a VW . mas… com a VW a ir para os R5 ganham razão os que ontem previram a promoção da Skoda. eu se fosse o CCO da Skoda, ontem não tinha deixado dormir ninguém em Wolsburg até transformarem o polo wrc 2017 num skoda fabia wrc 2017 !
A saída de Jost Capito não é com certeza alheia a esta decisão, o que faz crer que já devia estar tomada há bastante tempo.
Concordo com os comentários, de que haverá certamente transferência do desenvolvimento e estrutura WRC para outra marca do grupo, com as probabilidades a caírem todas na Skoda.
Se esta não dominar como a VW até aqui, ninguém a criticará em demasia porque acabada de chegar ao WRC, mas o potencial estará todo lá. Venham de lá esses carros verdes no WRC!
Desportivamente a VW está a morrer intoxicada pelos seus gases nocivos…
Uma série de pilotos do grupo VW no “desemprego”… Em boa hora o Filipe Albuquerque foi dispensado pela Audi, nessa data achei péssimo, mas a verdade é que teve tempo de se posicionar no WEC sem a concorrência que agora aí vem…
Que grande estrondo esta noticia da saída da Wolkswagen do WRC.
Anunciar isto já em Novembro, há 2 meses do inicio da nova época… é uma vergonha. Os pilotos deveriam ser fortemente indemnizados.
Por um lado, ainda bem que saíram. O titulo vai ser mais disputado!