WRC, Daniel Elena: “Voltaremos em ataque máximo…”
Daniel Elena, co-pilotos de Sébastien Loeb, está, como todos nós, em casa, no seu caso numa zona rural no sul de França, onde adota um modo de vida mais lento em comparação com as suas habituais atividades de alta velocidade. Danos mantém as suas capacidades competitivas afinadas jogando Petanca e o cérebro bem treinado com o Scrabble, também desfrutando da natureza com alguma jardinagem.
A nova disponibilidade de tempo trouxe consigo uma oportunidade para novos passatempos, que estão nos antípodas dos rigores dos troços de ralis.
Daniel, onde estás atualmente e como estás a passar o tempo?
“Estou no campo, no sul de França. Está tudo bem, mas é claro que, como toda a gente, os dias são longos, quando se está fechado em casa. Felizmente, tenho um jardim, por isso é fácil para mim ir lá fora, fazer alguma jardinagem e a ‘brincar um pouco”.
És um jardineiro apaixonado?
“Não, definitivamente não! Eu nunca fiz jardinagem antes. Tentei plantar algumas coisas como ingredientes para saladas, mas é tudo completamente novo para mim. Não tenho a certeza do que vamos ter no final! Normalmente estou no Mónaco, a viajar ou a manter-me ocupado e é invulgar para mim estar no mesmo sítio durante tanto tempo”.
E por brincar, queres dizer Petanca…
“Sim, exatamente. Eu tenho um campo de Petanca em casa. Para efeitos de treino, tudo bem, mas quando se joga sozinho não é assim tão fácil. Mas, à semelhança dos ralis, é tudo uma questão de treinar para melhorar. Talvez, quando esta situação acabar, eu esteja um pouco melhor. Mas talvez eu precise de treinar com os meus colegas da Hyundai Motorsport.”
Quão importante é para ti manter o seu bem-estar mental com jogos e jardinagem?
“É absolutamente importante passar o tempo e manter a saúde. Por vezes jogo na PlayStation, vejo alguma televisão, passo algum tempo a seguir a situação diária online. Mas não é fácil para ninguém. Há muita gente menos afortunada, com apartamentos mais pequenos ou sem jardins, é uma situação muito mais difícil”.
Como é que estás nos jogos de ralis?
“Tento o meu melhor, mas consegui confirmar que sou melho/r como co-piloto. Tenho dificuldade em terminar a maioria dos troços porque são muito exigentes. Vou deixar a condução para o Séb, isso de certeza”.
Voltas a ver ralis antigos no YouTube?
“Sim, às vezes vejo. Há muitas recordações que me vêm à cabeça nesses momentos. Vendo os ralis antigos com o Colin (McRae), com Richard (Burns) e, claro, connosco quando éramos mais novos. É bom que existam todos esses vídeos de adeptos no YouTube. É como solidariedade online, juntando todos estes momentos especiais para que todos revivam estes dias longos e difíceis”.
Ouvimos a semana passada o Séb dizer que ele tem estado a jogar Monopólio. E tu?
“Para mim, é Scrabble”. Mas é uma versão especial chamada “Palavras de Danos’s!”
Não jogas com o Seb?
“Não, não, não! Com o Séb, seria impossível. Ele é um piloto. Temos estado em estreito contacto, partilhando algumas fotografias e atualizações. Também estou a receber muitas mensagens do Andrea (Adamo). Ele quer sempre saber que estamos todos bem. É um bom patrão e mantém um contacto regular connosco, pilotos e co pilotos, todos queremos voltar aos ralis assim que for seguro fazê-lo”.
Tens uma mensagem para todos os adeptos do mundo inteiro?
“Ficar em casa agora mesmo o mais importante. Se todos respeitarem as regras, ficarem em casa, esperarem um pouco, isto pode passar rapidamente. Estou também a pensar nos membros da nossa equipa e espero que estejam todos a salvo. Voltaremos em ataque máximo”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI