WRC: Cyril Abiteboul que os seus pilotos pressionem a equipa: “como o Verstappen…”

Por a 30 Novembro 2023 11:55

Cyril Abiteboul disse há três semanas que Ott Tanak “pode ser o nosso Max (Verstappen)”, e logo na altura questionamos o que pensaria Thierry Neuville disso. O francês, chefe de equipa Hyundai Motorsport disse na altura que “Na minha própria história no desporto automóvel sempre me inspirei nas organizações que se dedicam a uma estratégia vencedora e tudo é orientado pelos resultados. Estou a pensar na Red Bull e, francamente, se o Ott estivesse na Fórmula 1, tenho quase a certeza de que estaria a pilotar para a Red Bull Racing. É essa a inspiração que quero levar para a Hyundai – gostaria que pudéssemos ser a Red Bull Racing do WRC, e o Ott poderia ser o nosso Max [Verstappen].”

Pensámos logo que estas palavras podiam ter caído mal em Thierry Neuville, e agora fez-se luz, depois das explicações que Abiteboul deu ao Dirtfish. Como sucede quase sempre nestas situações, disse que foi mal interpretado.

Começou por dizer que vindo da F1 é normal fazer comparações entre a F1 e o WRC, e o que queria dizer é que gostava que Ott Tänak pressionasse a Hyundai como Max Verstappen tem vindo a pressionar a Red Bull e a contribuir para o seu crescimento.

Muita gente pensou que Abiteboul se estava a referir a querer ter um piloto de ponta, um primeiro piloto e logo se pensou que papel teria Thierry Neuville que está na equipa há 10 anos.

Abiteboul não pretende que Tänak seja o piloto número um da Hyundai mas sim que este e Neuville pressionem a equipa a fazer melhor: “O que eu quis dizer com isso foi que acho que precisamos de ser pressionados pelos nossos pilotos, e em particular pelo Ott, da mesma forma que sinto que o Max tem estado a pressionar [a Red Bull Racing] nos últimos anos, para que eles estejam onde estão”, disse ao Dirtfish.

O que isto significa é que Abiteboul quer que Tanak pressione a equipa como Sébastien Ogier pressionou a M-Sport em 2017 e 2018 para esta ser melhor. E foi, como se sabe.

Mas porque não Neuville? “Não que o Thierry não esteja a pressionar, mas o Thierry está com a equipa há 10 anos. Quando se é um casal de velhos, [juntos] há 10 anos, começa-se a ficar um pouco complacente. E a culpa não é do Thierry, não é nossa. É como um casal de velhos, os dois têm um pouco de culpa. Por isso, não queremos ser complacentes”, disse à mesma fonte.

Já Neuville, não ligou muito ao que leu, porque sabia que não era como se estava a dizer em muitos lados: ninguém vai ter tratamento preferencial na Hyundai: “sei muito bem que estaremos em igualdade de condições no próximo ano e ele (Abiteboul) estará lá para gerir”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado