WRC: Citroën Racing muda o foco para 2018
É algo que tem acontecido na Fórmula 1, e pelos vistos a Citroën Racing vai seguir o mesmo caminho este ano. Atira a toalha em termos de resultados e concentra-se em 2018, campeonato a que vai tentar chegar bem melhor preparada. Neste momento, a Citroën é última do Mundial de Construtores a 142 pontos da M-Sport, 120 da Hyundai e 36 da Toyota. Mau demais para uma marca que é a que mais vitórias tem no WRC, apesar de só competir oficialmente ao mais alto nível desde 1999 (no passado foram só aparições momentâneas), a que tem mais títulos de pilotos, nove, mais cinco que os pilotos da Lancia, com cinco, a segunda marca com mais triunfos nos Construtores, oito, menos dois que a Lancia que esteve na competição desde os anos 70 ao início dos anos 90.
Por tudo isto, Yves Matton decide agora olhar para 2018: “A ideia é trabalhar a médio e longo prazo. Vamos trabalhar para 2018 e procurar desde já o nosso ritmo. Não podemos dizer que não temos ritmo, mas não em todo o lado e em todas as condições. Não significa que não possamos lutar pelos triunfos este ano, mas o foco será um pouco diferente” disse Matton acerca de uma equipa em que tem havido alguma confusão este ano. Por exemplo, a mais importante informação do ano, o ‘descanso’ de Kris Meeke no Rali da Polónia foi feita na 50ª linha de um longo press release. Com tanta coisa a suceder na Citroën Racing isso não foi um bom sinal, mas sim um problema para a imprensa. E na Polónia as questões mantiveram-se.
Andreas Mikkelsen foi colocado numa posição estranha, pois muitos pensaram que poderia ser a resolução de todos os problemas na equipa, apontando o caminho, ajudando a equipa a voltar a uma direção vencedora, mas infelizmente, o oitavo e nono lugares nas suas duas participações com a equipa não contribuíram para que houvesse uma nova esperança, chegando mesmo a ficar pior classificado que Stéphane Lebevbre, e o francês com uma versão mais antiga do carro, o que não diz muito das alterações feitas. OK, choveu, havia lama, não houve tempo para experimentar mais, mas a verdade é que as incertezas permanecem.
Agora, retira-se alguma pressão em todos os envolvidos na equipa e como este ano está perdido aponta-se o foco para o próximo. Curiosamente, o ano passado, em setembro, falámos com Sébastian Ogier e quando lhe perguntámos sobre o que já tinha visto dos carros das várias equipas (na altura ainda não se sabia que a VW iria sair): “Sim, já vi alguns vídeos dos outros carros, é sempre difícil de julgar, mas o Citroën parece fantástico, mas, mais uma vez, não podemos julgar só pelos vídeos que vimos, temos que esperar pelo Rali de Monte Carlo para saber um pouco mais” disse na altura. Pareceu-lhe e ele e a muita gente mais que a Citroën estava um pouco à frente da concorrência, mas como agora bem sabemos isso está longe de ser verdade.
Desde que o campeonato arrancou a marca francesa já fez alterações na suspensão do C3 WRC, mas tendo em conta o que pode fazer, a equipa sabe que só resolvem o que já perceberam estar mal, em 2018. quanto ao novo diferencial central que tanta dor de cabeça tem dado, Mikkelsen revelou que têm conseguido atenuar o escorregamento excessivo da traseira do C3 WRC.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI