WRC: Chuva de estrelas no Rali da Estónia
Realiza-se este fim de semana o Rali da Estónia, uma prova promocional, que tenta trilhar o seu caminho para o WRC, aproveitando o facto de Ott Tanak estar na mó de cima.
As estradas de terra super rápidas do Rali da Estónia atraíram as quatro equipas do WRC para este evento de não-campeonato, naquele que é um teste perfeito para o Rali da Finlândia. Mais do que procurar por resultados – e a este nível todos querem ganhar – as equipas e os pilotos presentes vão aproveitar para testar ao máximo para a prova finlandesa, pois se há uma prova que é ‘igual’ à Finlândia, é a Estónia.
É curiosa a coragem destes organizadores, pois com um rali muito perto e com estradas praticamente iguais à Finlândia, a única hipótese que têm de entrar no WRC é substituindo o Rali da Finlândia, e não é fácil substituir um dos três melhores ralis do mundo. Se não o melhor.
O herói da casa e líder do WRC, Ott Tänak lidera a lista com o Toyota Yaris WRC. O vencedor de 2018 enfrenta dura competição de World Rally Cars, da Hyundai i20s de Andreas Mikkelsen e a nova contratação de Craig Breen, o Ford Fiesta WRC de Elfyn Evans e Citroën C3 WRC de Esapekka Lappi.
“Sei desde o ano passado que competir nestas estradas rápidas é uma boa preparação para nós e para a equipa antes do Rali da Finlândia. Mas, acima de tudo, o ano passado foi uma sensação fantástica ganhar diante de tantos dos nossos fãs e espero que possamos proporcionar-lhes o mesmo prazer este ano”, disse Tänak.
Markko Märtin, o primeiro estónio a conseguir uma vitória no WRC, regressou com um Fiesta WRC enquanto Valerii Gorban conduz um Mini Cooper WRC da geração anterior.
Complementando a luta principal, existe uma forte lista na categoria de apoio, liderada por Teemu Suninen, que se afasta dos deveres do seu habitual World Rally Car para dar ao novo Fiesta R5 da M-Sport a sua ‘verdadeira’ estreia competitiva.
O finlandês enfrenta a concorrência dos pilotos regulares do WRC2 Eerik Pietarinen, Nikolay Gryazin (ambos Skoda Fabia) e Takamoto Katsuta (Fiesta), bem como um jovem que a par de Kalle Rovanpera, pode ser um grande piloto de futuro, Oliver Solberg, que corre num Volkswagen Polo GTI R5.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI