WRC, Christian Loriaux fala em ‘desespero’ e ‘pressão’ da Toyota, números contam história bem diferente…
Christian Loriaux, diretor do programa WRC da Hyundai, considera o facto da Toyota ter ‘convidado’ Sébastien Ogier a disputar as restantes quatro provas do campeonato, “mostra a pressão a que a Toyota está sujeita”, classificando a medida como “desesperada”. Começam os ‘mind games’ e logo face a uma equipa que tem sempre pautado a sua atitude com uma correção extrema.
Seja como for, é um pouco estranho vir a público falar de ‘desespero’ e ‘pressão’ quando a Toyota desde 2019, soma cinco títulos de pilotos seguidos, e desde 2018, quatro títulos de construtores em seis anos, enquanto a Hyundai está no WRC desde 2014 (na nova era) e foi apenas Campeã de Construtores em 2019 e 2020. Perante estes números é um pouco estranho atirar com ‘desespero’ para o outro lado da barricada. Se a Toyota está agora ‘desesperada’ e ‘pressionada’ e com isso teve de ‘chamar’ o seu piloto, que dizer da Hyundai face aos números que tem tido ao longo dos anos…
Como se sabe, Ogier está 27 pontos atrás de Thierry Neuville, piloto da Hyundai, com Ott Tanak quatro pontos mais atrás e Elfyn Evans, cinco atrás do estónio. Questionado sobre se a presença de Ogier em todas as rondas o preocupa, Loriaux disse ao DirtFish: “Se o Seb foi a um rali de que não gosta [Finlândia], isso mostra claramente que a Toyota está em desvantagem, que está realmente stressada e que a única forma de se vingar de nós é trazer toda a armada. É muito claro que a reação é uma reação de pessoas desesperadas e sob pressão. Por isso, é bom: pressionamo-los.”
É verdade, estão este ano a pressionar a Toyota, mas… como nunca fizeram nos pilotos, e só fizeram duas vezes em oito anos nos construtores…