WRC: Todos Carros, equipas e pilotos de 2017
Como sabe, tudo vai mudar no WRC 2017. O reino de quatro anos da Volkswagen terminou com a saída da marca da disciplina, mas para ‘compensar’ está de regresso após 17 anos a Toyota. As regras também mudam, grandemente, com os Carros a passarem a ter cerca de 380 cv (oficialmente) depois dos 315 cv de 2016. A juntar a isto um sem número de apêndices aerodinâmicos que vão permitir aos pilotos passarem bem mais depressa em curva, pois tal como já nos dois dito “sente-se o ‘peso’ da aerodinâmica”. Os Carros são também mais leves, e tudo isto vai permitir que a ação seja mais entusiasmante para os adeptos.
Neste momento, ninguém sabe o que valem os carros, mas se estiverem equilibrados no seu andamento, como sempre estiveram os WRC 2016 (o que fez a diferença foi tudo o resto), tudo se prepara para uma época de sonho, pois a M-Sport tem agora o melhor piloto mas não tem a melhor equipa (também não está longe…). Neste aspeto a VW batia a concorrência, e a Hyundai está também muito bem estruturada. Relativamente à Citroën terá que ver-se, estiveram fora, e o mesmo se aplica à Toyota que é completamente nova.
Citroën Racing
Pilotos: Kris Meeke, Stéphane Lefebvre, Craig Breen
Carro: Citroën C3 WRC
O carro parece excelente, Kris Meeke é piloto de ponta. Será que chega? Se Meeke falha, Stéphane Lefebvre e Craig Breen ainda não estão prontos para os lugares da frente..
Hyundai World Rally Team
Pilotos: Thierry Neuville, Hayden Paddon, Dani Sordo
Carro: Hyundai i20 Coupe WRC
Em termos de equipa, é a mais completa, resta saber o que vale o novo carro. Os pilotos são homogéneos, mas Neuville não explodiu como se esperava. Quem o está a fazer é Paddon. Qualquer um dos três já provou poder vencer ralis, mas Sordo já só no asfalto…
M-Sport World Rally Team
Pilotos: Sébastien Ogier, Ott Tänak
Carro: Ford Fiesta WRC
Ter Sébastien Ogier pode ser um início de um sonho para a Ford e M-Sport, e se o carro estiver ao nível dos outros, e a equipa também aproveitar para elevar o seu nível, podem estar aqui os novos Campeões. A juntar à festa, Ott Tänak, que mereceu novamente a confiança de Wilson, e tem mais uma nova e grande oportunidade.
Toyota Gazoo Racing
Pilotos: Jari-Matti Latvala, Juho Hänninen, Esapekka Lappi
Carro: Toyota Yaris WRC
Uma incógnita. O carro, a equipa, os pilotos. Tommi Mäkinen tem ‘mãos’ para a tarefa? Os japoneses são ótimas pessoas, mas são permissivos quando as coisas não correm bem, deixam andar, vejam o tempo que a Honda está a levar para reagir na F1. E os altos e baixos de Latvala? Confessou recentemente que perdeu a motivação a meio do ano quando percebeu que não conseguia lutar pelo título. Agora diz que está como ‘novo’. O carro só em Monte Carlo vai deixar perceber onde está face aos outros, mas julgamos que 2017 vai ser para crescer. Pódios em 2017? Por velocidade pura ou devido a muitos abandonos?
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Já estou habituado a ver normais adeptos a desvalorizarem a M-Sport, como equipa. No entanto, não esperava que jornalistas informados os subestimassem tanto. Acham mesmo que o Campeão do mundo dos últimos 4 anos não lhes fazia o mesmo que fez à Toyota, se a M-Sport fosse como o jornalista os representa? Entretanto, mesmo não tendo evoluído como se esperava, o Thierry Neuville é claramente o melhor e mais regular piloto da Hyundai, o Haydon Paddon é, tal como o Meeke, muito rápido mas inconstante, à imagem do melhor Latvala, com o Ott Tanak a também poder ser incluido neste… Ler mais »
De uma forma geral concordo consigo mas isto tem mais a ver com as opções editoriais (que tendem a dobrar-se perante anunciantes) do que com os jornalistas, apesar de achar que o Autosport ainda é o orgão mais autónomo.
De uma coisa estou convicto, não temos nenhum orgão de comunicação social com gente competente na área dos Rallyes. Mr. Holmes é um caso à parte, ou não fosse ele inglês.
A Fórmula 1 é como o futebol, muita promoção e discute-se o sexo dos anjos.
Verdade, e até acredito que possa ser um campeonato equilibrado (se não tiverem a limpar as bermas)… Gostava era de saber se já na Suécia, Ford já pode entregar carros novos a Privados. Isto pelo que eu ouvi falar claro.
Uma coisa dá para perceber: com neve um pouco mais funda, quem vem à frente ainda tem mais desvantagem que no passado, porque além de marcar os trilhos, ainda vai a fazer de limpa-neves.
A nível estético gosto do Citroen e do Hyundai. O Toyota parece-me mais “quadrado” que os outros por isso não gosto muito.
acho que o ano que se segue vai ser um ano muito bom na questão de wrc . é claro que à equipas que ainda precisam de mais tempo para afinar algumas coisas , mas na lógica um bom piloto no wrc faz muita a diferença , e como este ano acho que à pelo menos um bom piloto em cada equipa vai ser mais emocionante
Em terra aposto no novo Hyundai, no asfalto a Ford irá dividir com a com a Citroen os lugares do pódio, isto fazendo fé nos testes que já vimos e na regularidade dos pilotos.Aparentemente a Toyota ainda não tem andamento para os outros.Talvez a partir do meio da época.