WRC, brilhar na ‘sua’ prova: já vimos esse ‘filme’ com Rui Madeira no Rali de Portugal 1997
Nós portugueses sabemos bem o que estão a passar agora os adeptos letões ao verem o seu ‘herói’ local, Martins Sesks, brilhar na prova caseira, ao ponto de já se ter estreado a vencer troços na categoria mais alta do Mundial de Ralis.
Já passámos por isso no Rali de Portugal de 1997, quando Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva brilharam ao vencer quatro especiais, uma delas em empate com o lendário Tommi Mäkinen. Esse ano prometia ser memorável, com Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva no comando do Impreza 555 da Subaru Allstars. Madeira intrometeu-se entre os líderes, conquistou quatro troços à geral, mas um despiste em Vieira-Cabeceiras afastou-os da luta pelo pódio.
Armindo Araújo também o conseguiu, no Rali do Japão de 2007, mas em circunstâncias diferentes, pois foi numa super especial de 1.35 Km, a PEC9 Obihiro 1.
Antes desse rali, Rui Madeira e Nuno Silva já tinham conquistado o Rali da Tailândia, prova de abertura do Campeonato FIA de Ralis do Médio Oriente, como preparação para a etapa portuguesa.
No Rali de Portugal, após vencer o troço de Luílhas 1, Madeira sofreu um acidente na Cabreira, comprometendo a sua luta pelas primeiras posições. No entanto, em Arganil, mostraram o seu talento ao vencer as especiais de Alvôco das Várzeas (empatado com Mäkinen), Góis e Salgueiro – Lomba 2.
Em 1997, poucos duvidavam que Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva estavam a caminho de consolidar uma carreira brilhante no Mundial de Ralis. O que fizeram no Rali de Portugal reforçava essa expectativa, mas, como tantas vezes acontece nos ralis, uma saída de estrada mudou o rumo dessa história promissora.
Algum tempo depois, a Galp retirou o apoio para uma participação em tempo integral no WRC, e Rui Madeira e Nuno Silva passaram a disputar apenas um programa parcial, concentrando-se no Campeonato Nacional de Ralis.
A fatídica classificativa da Cabreira não determinou o destino, mas contribuiu para dificultá-lo. Se a dupla tivesse confirmado a sua performance até o fim do Rali de Portugal, teria sido bem mais fácil convencer os patrocinadores a investir. Contudo, o destino tinha outros planos…