WRC, Balanço de ‘meia-época’: M-Sport Ford WRT
Terminadas que estavam as duas primeiras provas do ano, a equipa M-Sport Ford estava na lua. Quando a equipa britânica trocou os casacos de inverno por calções e mangas de camisa, a viagem da Suécia para o México foi feita com todos literalmente nos ‘píncaros’.
O herói que regressava à equipa, Ott Tänak, tinha conseguido uma vitória sólida em Umeå e liderava o campeonato de pilotos com três pontos de vantagem sobre o atual detentor da coroa, Kalle Rovanperä.
Foi como se os cinco anos passados se tivessem dissipado e o estónio tivesse retomado o seu trabalho na M-Sport.
A abertura da época em Monte-Carlo tinha sido mais estável, mas é assim que acontece frequentemente com uma nova parceria entre equipa e piloto. Tänak identificou as áreas em que quer que a M-Sport e a Ford se concentre para obter ainda mais desempenho do Puma Rally1 Hybrid, mas a capacidade de Ott para se manter consistentemente entre os seis primeiros – e apenas atrás do seu antigo companheiro de equipa Elfyn Evans na Croácia – mantém-no no topo da luta pelo título.
Está apenas a um ponto do segundo classificado, Evans, mas com uma diferença razoável para Rovanperä.
As esperanças de Tänak de reduzir essa diferença serão ajudadas pela chegada de dois ralis onde se sente muito em casa, nomeadamente o Rali da Estónia e o Rali da Finlândia, no outro lado do Mar Báltico.
No México as coisas correram muito mal à M-Sport e a Tanak, tudo foi disfarçado no asfalto da Croácia, mas sempre com a frustração do estónio em não conseguir tirar mais do carro, em Portugal, um quarto lugar, mas novamente muita frustração com o desempenho do carro. Em Itália e no Quénia, as coisas foram de mal a pior. ‘Safa-se’ da fiabilidade, mas a equipa tarda em desbloquear performance do carro e a frustração de Tanak é notória, visível, e ele não a esconde.
Agora vêm aí duas provas em que, sim ou sopas. Se não ganhar em casa ou na Finlândia, provavelmente o estónio vai começar a pensar se valeu a pena a mudança…
Já o companheiro de equipa de Tänak, Pierre-Louis Loubet, embarcou num programa completo pela primeira vez esta época e continuou a demonstrar o tipo de ritmo que em breve lhe dará o pódio que o francês deseja.
O piloto grego Jourdan Serderidis conduziu um terceiro Puma de fábrica em rondas seleccionadas esta época, oferecendo aos fãs mais ação na Blue Oval para aplaudir. Mas nada mais do que isso. É muito simpático, mas há centenas de pilotos que fariam melhor ao volante do Puma. Mas ele é que tem dinheiro para o fazer, e quanto a isso, nada a dizer. Qualquer um de nós faria o mesmo, se tivéssemos dinheiro para isso, correr pela paixão…