WRC: Abiteboul critica Toyota e ‘quer’ maior valorização dos pilotos full-time
No âmbito das declarações pós-Rali da Letónia, Cyril Abiteboul destacou o facto do desempenho de Ott Tänak, e em menor escala de Thierry Neuville, a Hyundai manteve a liderança no campeonato de construtores por uma pequena margem sobre a Toyota, com o belga a manter-se na frente do campeonato de pilotos, apesar de ter enfrentado muitas dificuldades como primeiro carro na estrada.
Ott Tänak conseguiu um excelente resultado, terminando em terceiro lugar e sendo o mais rápido no Super Domingo, mas Cyril Abiteboul mandou alguma ‘bicadas’ à Toyota, expressando a sua frustração com a vantagem obtida pela Toyota graças aos pilotos part-time Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier.
Abiteboul destacou o esforço dos seus pilotos full-time da Hyundai em comparação com a vantagem desproporcional obtida pelos pilotos da Toyota: .“Eu quase sinto vergonha quando olho para o esforço, o comprometimento, a paixão que esses pilotos em tempo integral estão a colocar no desporto e o tipo de falta de reconhecimento e recompensa que eles recebem por isso”, disse Abiteboul, preocupado com a falta de atenção que os pilotos em full-time têm face aos part-time, numa competição em que os pilotos em full-time estão a ‘perder’ 2-6 para os part-time.
Só Thierry Neuville e Ott Tanak venceram provas sendo ao mesmo tempo, pilotos a tempo inteiro, mas o problema de Abiteboul é que sabe ter melhores pilotos em full-time, mas não os tem entre os part-time.
Em primeiro lugar, na história do Mundial de Ralis, os resultados dos campeonatos são como azeite em água, os melhores acabam sempre na frente, e neste momento tanto o campeonato de Construtores como o de Pilotos estão bem interessantes, independentemente dos pilotos serem full ou part-time.
Já no campeonato de Pilotos, a probabilidade de triunfo é maior ara a Hyundai do que para a Toyota, isto se não existir uma surpresa de última hora e Ogier faça o resto do campeonato.
Depois do longo reinado de Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, desde 2018, só a Toyota ganha títulos de pilotos, mas este ano a balança parece estar mais inclinada para a Hyundai, que nunca o conseguiu, mas Abiteboul está frustrado com a aproximação da Toyota nos Construtores.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
o mesmo chorão de sempre …na F-1 não fez nada flop total….
A questao que se deve por é, A Hyundai foi a equipa que iniciou, e continua, os pilotos em part-time. A propria Hyundai ja teve bons resultados com esta tecnica. Como se custuma dizer, nao atires pedras se tens telhados de vidro.