WRC: Abiteboul critica Toyota e ‘quer’ maior valorização dos pilotos full-time

Por a 25 Julho 2024 15:08

No âmbito das declarações pós-Rali da Letónia, Cyril Abiteboul destacou o facto do desempenho de Ott Tänak, e em menor escala de Thierry Neuville, a Hyundai manteve a liderança no campeonato de construtores por uma pequena margem sobre a Toyota, com o belga a manter-se na frente do campeonato de pilotos, apesar de ter enfrentado muitas dificuldades como primeiro carro na estrada.

Ott Tänak conseguiu um excelente resultado, terminando em terceiro lugar e sendo o mais rápido no Super Domingo, mas Cyril Abiteboul mandou alguma ‘bicadas’ à Toyota, expressando a sua frustração com a vantagem obtida pela Toyota graças aos pilotos part-time Kalle Rovanperä e Sébastien Ogier.

Abiteboul destacou o esforço dos seus pilotos full-time da Hyundai em comparação com a vantagem desproporcional obtida pelos pilotos da Toyota: .“Eu quase sinto vergonha quando olho para o esforço, o comprometimento, a paixão que esses pilotos em tempo integral estão a colocar no desporto e o tipo de falta de reconhecimento e recompensa que eles recebem por isso”, disse Abiteboul, preocupado com a falta de atenção que os pilotos em full-time têm face aos part-time, numa competição em que os pilotos em full-time estão a ‘perder’ 2-6 para os part-time.

Só Thierry Neuville e Ott Tanak venceram provas sendo ao mesmo tempo, pilotos a tempo inteiro, mas o problema de Abiteboul é que sabe ter melhores pilotos em full-time, mas não os tem entre os part-time.

Em primeiro lugar, na história do Mundial de Ralis, os resultados dos campeonatos são como azeite em água, os melhores acabam sempre na frente, e neste momento tanto o campeonato de Construtores como o de Pilotos estão bem interessantes, independentemente dos pilotos serem full ou part-time.

Já no campeonato de Pilotos, a probabilidade de triunfo é maior ara a Hyundai do que para a Toyota, isto se não existir uma surpresa de última hora e Ogier faça o resto do campeonato.

Depois do longo reinado de Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, desde 2018, só a Toyota ganha títulos de pilotos, mas este ano a balança parece estar mais inclinada para a Hyundai, que nunca o conseguiu, mas Abiteboul está frustrado com a aproximação da Toyota nos Construtores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
driver-on-track
driver-on-track
1 mês atrás

o mesmo chorão de sempre …na F-1 não fez nada flop total….

strakarevo
Reply to  driver-on-track
1 mês atrás

A questao que se deve por é, A Hyundai foi a equipa que iniciou, e continua, os pilotos em part-time. A propria Hyundai ja teve bons resultados com esta tecnica. Como se custuma dizer, nao atires pedras se tens telhados de vidro.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado