WRC a fundo no Rali da Letónia
A Letónia será o 37º país a receber uma ronda do Campeonato do Mundo de Ralis, com o WRC a prosseguir com a oitava ronda, esta semana (18 a 21 de julho).
Este ano não há Estónia, há Letónia, com o entusiasmo a crescer em toda a nação báltica em antecipação ao início do rali na quinta-feira à noite na capital, Riga, quando os melhores pilotos e carros de rali do mundo se defrontarem pela primeira vez em solo letão. O país conta não só com um grande número de fãs apaixonados, mas também com o talento local de Mārtiņš Sesks.
Sesks, que tem apenas 24 anos e vive em Liepāja, onde se situa o parque de assistência do evento, terminou num incrível quinto lugar na sua estreia no Rally1 na Polónia, no mês passado.
Depois de conduzir sem uma unidade híbrida plug-in da última vez, a fim de se adaptar ao seu Ford Puma Rally1, Sesks e o copiloto Renars Francis contarão com a potência híbrida para o seu evento em casa, que venceram em 2022 e 2023, quando era uma ronda do Campeonato Europeu de Ralis da FIA.
“Vir à [minha prova caseira na] Letónia vai ser sempre emocionante”, disse o jovem. “Vou dar o meu melhor. Espero que o que fizemos na Polónia tenha ajudado os organizadores a vender ainda mais bilhetes para a Letónia. Vai ser emocionante para os fãs – e também para mim – ter um piloto local a competir a este nível.”
Marcada no calendário entre a Polónia e a Finlândia, a Letónia faz parte do verão europeu de alta velocidade do WRC, caracterizado por estradas de terra em alto ritmo, com saltos de fazer revirar o estômago e inúmeros topos cegos.
O seu itinerário único, com muito poucos troços repetidos, representa um desafio para Thierry Neuville, que atualmente lidera a classificação com 15 pontos de avanço para Elfyn Evans. Ao volante de um Hyundai i20 N Rally1, o belga terá a tarefa de abrir a estrada na sexta-feira, abrindo uma linha mais rápida para os que vêm atrás dele: “O Rali da Letónia vai ser mais um desafio, e é sempre mais difícil quando se é o primeiro na estrada e o primeiro a descobrir as condições”, admitiu. “A limpeza vai ser enorme. Algumas especiais não se repetem e estarão presentes muitos pilotos rápidos em part-time, por isso, embora as nossas expectativas não sejam muito elevadas, a nossa motivação para terminar à frente dos nossos rivais é forte.”
Os companheiros de equipa de Neuville, Ott Tänak e Esapekka Lappi, têm estado a preparar-se com provas de ‘aquecimento’; mas as coisas não correram nada bem para Tänak no Rali da Estónia, onde se despistou violentamente no primeiro troço, e Lappi no Rali Lietuva, na Lituânia. Enquanto Tänak enfrentou o contratempo, Lappi conquistou a vitória na sua prova de teste.
A Toyota Gazoo Racing traz um alinhamento repleto de estrelas com os GR Yaris Rally1, com Elfyn Evans, atualmente em segundo lugar nos pontos, acompanhado pelo atual campeão mundial Kalle Rovanperä e pelo oito vezes vencedor do título Sébastien Ogier. Rovanperä conquistou a vitória na Polónia, apesar de ter substituído Ogier apenas 48 horas antes do rali. Takamoto Katsuta também conduzirá um Toyota, mas não marcará pontos para o campeonato de construtores.
Adrien Fourmaux e Grégoire Munster completam o ataque tripartido da M-Sport Ford Puma ao lado de Sesks, com Fourmaux acabado de conquistar o seu terceiro pódio da época.
O troço de abertura tem lugar na pista Biķernieki, em Riga, na quinta-feira (18 de julho) à noite. As equipas enfrentam 20 troços que cobrem uma distância cronometrada de 300,13 km antes do final no domingo à tarde.
Horário
Quinta-feira 18 de julho 1ª etapa
Shakedown (Cimdenieki) 3.58 km 05:31
Início – Riga city council 16:15
PEC1 Biķernieki Track 11.13 km 18:05
Sexta-feira 19 de julho, 1ª Etapa
PEC2 Milzkalne 1 4.99 km 08:00
PEC3 Tukums 1 27.56 km 08:45
PEC4 Andumi 17.86 km 10:00
Reagrupamento – Tukums – 45 mins 11:05
Zona de montagem de pneus B – Tukums – 20 mins 11:50
PEC5 Milzkalne 2 4.99 km 12:30
PEC6 Tukums 2 27.56 km 13:15
PEC7 Strazde 17.44 km 14:30
PEC8 Talsi 20.52 km 15:20
Assistência flexível A – Liepāja – 45 mins 18:20
Sábado 20 de julho, 2ª etapa
PEC9 Pilskalns 18.87 km 06:20
PEC10 Snēpele 17.52 km 07:35
Reagrupamento – Kuldīga – 30 mins 08:30
PEC11 Īvande 23.04 km 09:30
PEC12 Vecpils 1 12.64 km 11:05
Reagrupamento – Liepāja – 20 mins 12:10
Serviço B – Liepāja – 40 mins 12:30
PEC13 Podnieki 10.09 km 14:15
PEC14 Vecpils 2 12.64 km 15:05
Reagrupamento – Offroad track Vecpils – 45 mins 15:50
PEC15 Dinsdurbe 6.64 km 17:00
PEC16 Liepāja City Stage 2.56 km 18:15
Assistência flexível C – Liepāja – 45 mins 18:55
Domingo 21 de julho, 3ª Etapa
PEC17 Krogzemji 1 18.70 km 06:55
PEC18 Mazilmāja 1 13.34 km 08:05
Reagrupamento – Offroad track Vecpils – 35 mins 08:20
PEC19 Krogzemji 2 18.70 km 09:55
Reagrupamento – Offroad track Vecpils – 57 mins 10:55
PEC20 Mazilmāja 2Power Stage] 13.34 km 12:15
Pódio – Offroad track Vecpils 13:15
HORA de Portugal Continental
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI