WRC 2024: há vencedor do rali à geral, no sábado, no domingo, na PowerStage, e os pontos contam-se no fim…

Por a 16 Dezembro 2023 14:39

Mesmo sabendo à velocidade a que a informação circula hoje em dia, hoje fica mais uma vez provado a ineficácia comunicacional do Promotor do WRC, já que quase 24 horas depois da FIA ter publicado os regulamentos desportivos do WRC 2024, ninguém ainda veio a público explicar as muitas dúvidas existentes, e por isso tem de ser a imprensa a ir bater à porta dos senhores para se dignarem a informar.

Isto para dizer que, apesar de haver um rali até sábado com pontos atribuídos, até ao 10º lugar (1º: 18 pontos; 2º: 15 pontos; 3º: 13 pontos; 4º: 10 pontos, 5º: 8 pontos; 6º: 6 pontos; 7º: 4 pontos; 8º: 3 pontos,

9º: 2 pontos, 10º: 1 ponto), Rali Sprint no domingo com mais pontos a atribuir (1º: 7 pontos, 2º: 6 pontos;

3º: 5 pontos; 4º: 4 pontos; 5º : 3 pontos; 6º: 2 pontos; 7ª: 1 ponto) e ainda na PowerStage (1º: 5 pontos;

2º: 4 pontos; 3º: 3 pontos; 4º: 2 pontos; 5º: 1 ponto), vai haver também vitória no rali à geral no final do dia de domingo, claro, e consequentemente um vencedor à geral, apenas com a nuance dos pontos serem atribuídos separadamente.

Ou seja, no fim do dia de sábado há uma classificação e pontos a atribuir, mas só se esses pilotos terminarem o rali no domingo. Portanto, os pontos não se atribuem de forma definitiva no sábado, porque qualquer um que desista no domingo, não soma pontos nenhuns.

No domingo há outra classificação do ‘dia’, e ainda da PowerStage, como habitual. Depois, a tabela de Pilotos e construtores vai juntar tudo só num e quando hoje vemos nas tabelas do WRC: 25+4, 18+5, por exemplo, que mostra os pontos do vencedor do rali e os pontos que obteve na PS, em 2024, passamos a ter três números, o valor de sábado, o valor de domingo e o valor da PowerStage. Isto não invalida que a equipa que terminou na frente do rali seja a que somou mais pontos. Pode não acontecer, mas pelo menos, havendo um vencedor do rali, há mais lógica, simplesmente, por uma questão de espetáculo, e que ninguém duvide que é melhor para o espetáculo o sábado contar um resultado, o domingo outro e a PowerStage também, é bom para comunicar mais e melhor. que ninguém duvide, nós como jornalistas asseguramos que isso é mesmo assim, mesmo que os puristas entendam que não faz sentido o vencedor do rali não ser o que leva mais pontos.

na história do desporto automóvel já houve campeões com menos pontos somados no fim do ano. No Mundial de F1 de 1988 quando Senna foi Campeão somando 94 pontos, enquanto Alain Prost somou 105, mas teve que mandar fora 12, os dois piores resultados, enquanto Senna só atirou fora quatro pontos. Regras são as regras, e são conhecidas de todos à partida.

Portanto, há vencedor do rali à geral, no sábado, no domingo, na PowerStage, e os pontos contam-se no fim…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
peudreot106rallye
1 ano atrás

Como diria Carlos Sainz Jr : stop inventing!

a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
a_fortunato2022_campus_fct_unl_pt
1 ano atrás

Para que conste, isto n vai atrair absolutamente ninguém para assistir rallys na tv, torna tudo extremamente confuso. A solução, seria muito simples, misturar rallys mais simples e compactos de dois dias, com rallys maiores, com cerca de 3 ou 4 dias e entre 400 e 500 kms, onde se poderia somar pontos. Mantinha o aspeto histórico de endurance, com um aspeto moderno de sprint. Mas estes broncos, tanto da FIA, como do promotor, gostam de complicar o descomplicado, criar confusões, acabando por desagradar aos puristas e aos fãs de longa data, e ao mesmo tempo, tornam o campeonato confuso… Ler mais »

fasar
fasar
1 ano atrás

Quando resolvem ligar o complicómetro, não há pai para esta gente. Fonix!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado