WRC 2020 começa a ficar em risco

Por a 8 Junho 2020 10:23

Os Ralis da Finlândia e Nova Zelândia foram cancelados, e com isso a pressão acentua-se fortemente no WRC 2020. Ainda há espaço para se realizarem nove provas, mas poucos acreditam que isso seja possível. Mais cinco, já seria um bom cenário.

A vida não está nada fácil no Mundial de Ralis, ainda que, ironicamente, seja a competição das habitualmente mais destacadas, que mais provas realizou. Monte Carlo, Suécia e México. Depois, um autêntico dominó. Tudo começou no México, com a pressão das equipas com o receio de não haver voos de regresso à Europa, pouco depois o Rali da Argentina foi adiado, e todos já percebemos que é um adiamento… para 2021 pois num ano como este ir à Argentina é um pesadelo logístico, e caro.

Depois disso, passou algum tempo, até que as notícias começaram a chover: primeiro o adiamento dos ralis de Portugal e Sardenha, a 24 de março, o Rali Safari foi adiado a 9 de abril e cancelado a 15 de maio, enquanto o Rali de Portugal foi definitivamente cancelado a 30 de abril. Portanto, agora temos, Argentina (adiado, na prática, cancelado), Portugal (cancelado), Itália (adiado) Safari (cancelado), e agora, mais recentemente, Finlândia e Nova Zelândia cancelados. Como se percebe, na melhor das hipóteses, podemos ter mais seis ralis, na pior, nem é bom falar…

A verdade é que neste momento ninguém sabe realmente quantos ralis ainda se podem realizar até ao fim do ano e essa incerteza está a deixar toda a gente nervosa. A verdade é que se até aqui ninguém estranhou muito as provas adiadas ou canceladas – em todos elas houve boas razões para isso, e ainda melhor, tiveram toda a lógica os motivos – mas este cancelamento do Rali da Finlândia colocou um enorme ponto de interrogação no que falta do campeonato

A Finlândia era o lugar perfeito para o recomeço do WRC, depois de anulados o Rali de Portugal e Safari, mas as esperanças do regresso do Mundial de Ralis no país dos 10.000 Lagos em agosto, terminaram com os organizadores infelizmente obrigados a cancelar a ronda nórdica.

Embora a situação na Finlândia e a nível internacional tenha melhorado, existem demasiados fatores de risco para a saúde e segurança, de modo a que se possam organizar eventos de forma segura, e mesmo estando a dois meses de distância, o organizador entendeu que não estão reunidas as condições para a realização da prova, que para além disso precisava de começar rapidamente a vender bilhetes (a prova depende muito dessas receitas) e sem elas as dificuldades cresciam muito: “Juntamente com os progressos desconhecidos do Covid-19, existem outras grandes incertezas que afetam esta decisão.

Por exemplo, a falta de informação sobre se as atuais restrições impostas pelo Estado aos eventos públicos irão continuar após julho e de que forma os participantes, equipas e espetadores estrangeiros poderão viajar em segurança para a Finlândia”, lê-se no comunicado dos organizadores da prova.

Estes ainda ponderaram adiar a prova para o final do ano – tal como sucedeu com o Rali de Portugal – mas, após a avaliação dessa opção, a quantidade de incógnitas e riscos conduziu a esta decisão.

A promotora da prova, Jani Backman disse que já tinham sido feitos alguns preparativos, mas sempre com o possível cancelamento em mente: “Ao cancelar o evento este ano, queremos mostrar responsabilidade para com cada uma das partes interessadas, bem como para com toda a sociedade. A saúde e o bem-estar são sempre uma prioridade. Vamos, confiantes, mudar o nosso foco para 2021, quando finalmente esperamos conseguir organizar as merecidas celebrações do 70º aniversário da nossa prova, numa atmosfera espantosa e em grande espírito, juntamente com os espetadores, concorrentes, bem como com os nossos parceiros de longo prazo e novos parceiros”, lê-se no documento.

Quanto à Nova Zelândia, era mais do que previsível que teriam de esperar mais um ano para regressar ao WRC. Não só pelo facto das equipas do WRC já terem dito que “não lhes convinha” muito longas deslocações, por causa dos custos, também pelo facto do campeonato local ter sido anulado em 2020, e ainda porque a Nova Zelândia – que regressaria este ano ao WRC depois de sete anos fora – adotou uma das abordagens mais rigorosas para limitar a propagação do coronavírus.

Há algum tempo que se percebia que seria quase impossível que a Nova Zelândia, tão bem protegida que está da Covid-19, fosse arriscar abrir o país em menos de três meses. Isso pode não acontecer noutros lados, mas na Nova Zelândia a sua bem preparada primeira-ministra, Jacinda Ardern não deixou qualquer margem de abertura, algo que já se sabia desde o momento em que não hesitou em impedir de rumar ao seu país os concorrentes da importante Americas Cup. Agora, o próximo rali do WRC agendado é o Rali da Turquia, que tem início a 24 de setembro.

Seis, talvez, quatro já era bom…

Olhando para o estado do calendário, e depois de terem ficado para trás os ralis da Argentina, Portugal, Sardenha, Safari, Finlândia e Nova Zelândia, restam agora seis provas. O Rali da Argentina que foi adiado e que é quase impossível de se realizar em 2020, o Rali de Itália/Sardenha, que pode ter à sua espera uma data em outubro, provavelmente no início, se as coisas continuarem a correr bem em Itália, tal como já tem vindo a acontecer nas últimas semanas (correr bem, face ao grave contexto anterior, entenda-se). Os seus organizadores estão a fazer um grande esforço para disputar a prova e fazê-lo em outubro parece seguro a todos. Repare-se que para julho está prevista a segunda prova de estrada mais importante do ano em Itália, o Rali di Roma, prova do Europeu de Ralis. Se tudo correr bem não há razões para não haver também Mundial de Ralis.

Portanto, partindo do princípio que vamos poder ter Rali da Turquia, Rali da Alemanha, Rali da Grã-Bretanha e Rali do Japão.

Entre estes, há diversos níveis de segurança quanto à possível realização das provas.

Convém aqui recordar que os ralis da Grã-Bretanha e Alemanha dependem fortemente das receitas da venda de bilhetes, e neste momento, os ingleses não podem sequer pensar em colocar bilhetes à venda, porque o grande patrocinador do evento, Gales, tem vindo a passar uma mensagem que não deixa grandes dúvidas quanto à sua atitude perante a pandemia: “Visite o País de Gales…mais tarde”.

Mesmo que fossem colocados bilhetes à venda neste momento quem, compraria agora alguma coisa para uma prova prevista para o fim de outubro, início de novembro.

Não se esqueça que podemos estar a pensar “mas a prova é só daqui a quase cinco meses”. Sim, é, mas nós preocupamos-nos com ela bem perto da data da sua realização, mas uma organização trabalha na prova, no mínimo, dez meses antes dela se realizar. Há um mundo de coisas a tratar antes da prova ir para a estrada.

Veja-se o caso da Finlândia, que esticou ao máximo a decisão e sensivelmente a dois meses do evento, cancelou-o, também por causa da questão da venda de bilhetes, que é, tal como na Grã-Bretanha e Alemanha, fundamentais para a sobrevivência do evento.

Já o caso dos ralis da Turquia e o Japão é diferente, pois, tal como acontece com o Rali de Portugal, são suportados por financiamentos regionais. No caso turco, a cidade de Marmaris ainda está completamente fechada, e para um município que vive do turismo, certamente será afetado este verão. Desconhece-se para já que possa haver problemas com o evento, mas a verdade é que já se devia conhecer o percurso, e nem isso ainda existe. Há desculpa? Claro que sim, mas temos que aguardar para saber mais.

Tendo em conta que a pandemia começou na Ásia e por isso o Japão está bem à frente da Europa na luta contra as consequências, uma data no fim de novembro parece perfeitamente possível. Não agrada às equipas uma viagem tão longe, mas o problema colocava-se mais com a Nova Zelândia do que com o Japão, e isso como sabemos, já está resolvido.

A verdade é que existe alguma preocupação relativamente a quantas provas do Campeonato do Mundo de Ralis ainda vamos ter este ano. Poucos esperavam que houvesse problemas com a Finlândia, mas existiram,e levaram ao cancelamento. Nova Zelândia também já ‘foi’. O Rali do México foi a meio de março, o próximo rali agendado é a Turquia, na última semana de setembro. Mais de seis meses depois. Nunca na história do Mundial de Ralis se viveu uma coisa assim. E ainda pode piorar.

Com o Rali de Itália, Turquia, Alemanha, Grã-Bretanha e Japão ainda podemos chegar às oito provas (no total), se perdermos um ou dois ralis, ainda podemos fazer um campeonato com sete ou seis provas. Como se percebe, estamos no limite dos cancelamentos, tendo em conta o que foi acordado anteriormente: Sete provas mínimo para haver campeão. Não é ‘regra escrita’, mas sim acordo de cavalheiros. Por isso, ainda se pode reduzir a seis, por exemplo, se as circunstâncias e isso o obrigarem, mas menos que isso tudo fica em causa. O pior de tudo é que muito pouco depende da FIA, do promotor ou mesmo dos organizadores. Depende mais das medidas dos governos, e dos efeitos dessas medidas, e por fim dos apoios às provas.

O que não faltam são cenários, e o pior é que a maioria deles são maus. “Ainda estou confiante”, disse Yves Matton ao DirtFish. “Com toda a informação que temos de momento, teremos entre quatro e cinco eventos até ao fim do ano. Não digo que seja fácil e, com certeza, existem algumas limitações diferentes de um organizador para outro, mas estamos a trabalhar em estreita colaboração com todos os eventos e com os promotores, para tentar ajudá-los o mais possível a realizar o seu trabalho. Contudo, de momento, para mim, não há sinais de que não possamos realizar quatro ou cinco eventos até ao fim do ano. É certo que ainda há muitas dúvidas mas o que eu sei é que estão a trabalhar, a enviar-nos informação e as coisas estão a acontecer. Mas como se sabe, as restrições são elevadas e uma deles é o facto das decisões virem dos governos, e surgem passo a passo. Quando temos provas para daqui a quatro meses, é difícil ter 100% da informação de que precisam, mas continuam a trabalhar e a dar-nos informações para a realização dos eventos”, disse Matton.

Pensar em 2021

Para Oliver Ciesla, Promotor do WRC, o problema não é muito diferente, e o nervoso miudinho é semelhante. Ao invés do que sucedeu noutras latitudes, o WRC preferiu esperar para ver o que acontecia com a pandemia, ao invés de cancelar demasiado cedo: “Estamos a tentar encontrar novas datas, mas antes de tomarmos uma decisão, temos de descobrir se podemos viajar, ou não. Ou seja, precisamos de saber quais serão as regras nos países onde queremos ter provas, Turquia, Alemanha, Inglaterra, Japão, Itália, mas a acrescentar a isso, também quais são as possíveis restrições para regressar aos nossos países pois pode haver possíveis quarentenas a ser respeitadas. Portanto, temos que ver como as coisas vão evoluir nos próximos meses [e depois] tomar decisões para setembro, outubro e novembro. Mas como calculam, somos obrigados a esperar até o último minuto antes de tomar uma decisão. Queremos evitar cancelar as provas demasiado cedo. Isso seria a pior coisa a fazer. Mas também precisamos de tempo para organizar a logística. Na Europa é mais fácil, fora, nem tanto”, disse.

Como se percebe, o restante calendário do WRC 2020 vai oscilar entre mais quatro a seis provas. Nem vale a pena dizer que dificilmente se fazem mais seis, sendo bem mais fácil pensar que nem mais uma vai haver. Mas isso é ser pessimista demais.

Talvez não seja mau pensar em não ser demasiado ambicioso este ano, condensando provas a mais em quatro meses, se isso puder influenciar 2021, pois convém não esquecer que em 2021 as equipas vão ter que se reorganizar depois ‘deste’ 2020, desenvolver o novo carro de 2022, e… correr em 2021. O mais provável é haver apenas 12 ralis. A primeira proposta de calendário será feita este mês no Conselho Mundial da FIA e depois deve ser feit um ajuste em setembro. Aí estará tudo decidido. Quanto ao calendário deste ano, resta aguardar por decisões.

Como tudo está

Rali de Monte Carlo

Rali da Suécia

Rali do México

Rali da Argentina (adiado)

Rali de Portugal (cancelado)

Rali da Sardenha (adiado)

Rali Safari (cancelado)

Rali da Finlândia (cancelado)

Rali da Nova Zelândia (cancelado)

Rali da Turquia (24/27 setembro)

Rali da Alemanha (15/18 outubro)

Rali da Grã-Bretanha (29 Outubro/1 novembro)

Rali do Japão (19/22 novembro)

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