WRC 2017: Reservado o direito de admissão pela FIA

Por a 8 Maio 2016 10:12

A FIA reserva-se no direito de aceitar, ou não, um piloto para a nova geração de WRC que vão ver a luz do dia em competição no Rali de Monte Carlo de 2017. Não se irá tratar da super-licença que existe para a F1, mas a ideia da federação internacional é que só pilotos com capacidades para o fazer possam estar ao volante dos novos WRC. Há muitos exemplos de ‘gentleman drivers’ a pilotar os carros da categoria R5, estes foram pensados e desenvolvidos precisamente para serem fáceis de pilotar, e por isso, há muitos pilotos com capacidades para os guiar, se bem que só alguns o fazem no limite das capacidades dos carros.

Mas para os novos WRC, que se aproximam mais um pouco das prestações dos antigos Grupos B a FIA não quer arriscar e pretende ‘fiscalizar’ os pilotos que se vão sentar em competição nesses carros. Para Jarmo Mahonen, diretor dos ralis no seio da FIA, o que vão fazer não será implementar um sistema do estilo da F1 com a super licença, mas sim controlar o acesso aos carros por quem tem menos experiência: “Não queremos uma modalidade em que cada vez que um piloto se senta num carro para fazer um rali tenha que assinar um termo de responsabilidade. Temos que controlar o acesso a estes carros, estes só poderão ser inscritos por construtores e os pilotos aprovados pela FIA. Não vamos querer um piloto que ponha um milhão na mesa para guiar um carro desses. Nem sequer um jovem de 18 anos que chegue ao WRC e vá de imediato pilotar um dos novos carros. Queremos olhar para os méritos de cada piloto antes do autorizar a correr com esses carros.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
70racing
70racing
8 anos atrás

Uma boa medida por parte da comissão de ralis da fia. Mais pra qe só haja os pilotos com melhores capacidades pra carros mais rápidos e mais difíceis de pilotar.

mcrae
mcrae
8 anos atrás

Em parte posso concordar, mas estes carros mesmo ao serem pilotados pelos melhores pilotos não poderão vir a ser perigosos? É que estes pilotos estão lá para andar no limite e por vezes, como é normal, esse limite é ultrapassado dá-se um acidente.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado