Volkswagen sai do WRC no final de 2016

Por a 1 Novembro 2016 13:19

A decisão apanha muita gente de surpresa, mas a Volkswagen vai mesmo sair do Mundial de Ralis já no final desta temporada. Depois de ter entrado no WRC em 2013 e ganho tudo o que havia para ganhar e depois de se ter ficado a saber há dias que a Audi iria terminar o programa no Mundial de Resistência, agora foi a vez da administração do Grupo Volkswagen tomar outra decisão difícil, que passa também pela saída do WRC já depois do próximo Rali da Austrália.

Doze títulos conquistados nos últimos quatro anos, quatro de pilotos, todos com Sébastien Ogier, outros tantos de Construtores. No Grupo Volkswagen, a Porsche fica no Mundial de Resistência, a Audi vai para a Fórmula E e mantém-se no Mundial de Ralicross, mas para a Volkswagen, para já não resta nada. Ainda que não exista ainda a confirmação oficial, a informação é bastante segura. Apesar de ter sido tornado público ainda o ano passado que a permanência da VW estava garantida até 2019, a verdade é que esta decisão faz com que o projeto termine três anos antes do previsto.

Agora resta saber o que vai acontecer com Sebastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen. Como se sabe, a Toyota vai entrar no WRC em 2017, está à procura de pilotos, mas é natural que possam existir grandes movimentações nos próximos dias também noutras equipas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
8 anos atrás

E depois disto o que vai ser do mundial de ralis ?
Claro que a “perseguição” que o grupo VW tem sido vitima nos USA havia de deixar marcas. Tinha de se cortar, e o desporto automóvel logicamente que estaria nas primeiras a ser cortada. É um dia triste para os ralis e vamos a ver como vai ser o futuro, depois deste major player sair.

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  can-am
8 anos atrás

acho que foi por isto – “os investidores no grupo automóvel alemão a pedir uma indemnização de 8,2 mil milhões de euros, segundo o tribunal de Braunschweig, que terá recebido mais de 1400 queixas contra a empresa- fonte euronews”

STP
STP
8 anos atrás

O outro Seb vai para as pistas e depois para o Dakar!!! Passando por Portalegre em 2017 evidentemente;)

jalentejo
jalentejo
8 anos atrás

Uma má notícia para o WRC, decisão inesperada, pois o carro de 2017 estava praticamente pronto e seria novamente um carro ganhador. Mas meus amigos, para o ano teremos um mundial com 4 marcas, acho que não existem muitos mundiais que se possam gabar de ter tantos contrutores. Agora vamos ver como será a dança das baquets.

ernie
ernie
8 anos atrás

Desde o início que a VW tem revelado o seu descontentamento com a promoção do WRC, e acredito que será essa a principal causa deste abandono, e a FIA tem que olhar muito bem e rapidamente para as regras e não só. A saída de Jost Capito provavelmente também facilitou a decisão, ou pelo menos não complicou. É de lamentar, depois do enorme investimento que foi a criação de uma estrutura quase de raiz, embora aproveitando muito do que já existia do Dakar, que tudo isso vá ficar parado. Restam agora muitas questões: – O que vai a VW fazer… Ler mais »

MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

Depois de ter carro praticamente desenvolvido para 2017, isto é mesmo algo que não se esperava provável. Agora resta saber se sai mesmo tudo ao molho (carros incluídos) ou se resulta nalguma equipa ao estilo M-Sport e muito do pessoal e pilotos se mantém pelo menos um ano para remediar esta repentina embrulhada. E esperemos que tudo corra pelo melhor ao nosso compatriota mecânico José Azevedo. Mas, confesso que, embora seja negativo ver uma marca partir, especialmente assim tão inesperadamente, penso que isto para o campeonato vai ser benéfico tendo em conta a marca em causa. VW tem tido um… Ler mais »

Binha
Binha
8 anos atrás

Choque foi sim indiscutivelmente quando a Mitsubishi e a Subaru sairam do WRC e nunca a VW, porque não nos podemos esquecer que a modalidade já teve melhores dias. Vi a ultima prova ao vivo e não no sofá em Portugal, e penso que devem urgentemente mudar as regras e no formato da prova. Em conversa com os que viram a prova em 2000, todos chagamos a conclusão que este campeonato, desde que reduziram a cilindrada e escolheram as carroçarias de modelos inferiores em espectáculo, competitividade e publico está a milhas de distância desses anos. As razões são óbvias e… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

A WV vai agora apostar forte na Formula E (via Audi) na tentativa de limpar a sua imagem perante o grande público. Ficam a perder os fãs da várias modalidades em que o grupo estava envolvido, embora acho que o WRC não vai sofrer tanto como WEC.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
8 anos atrás

Atitude irresponsável do “Das Auto” aldrabão, depois dá nisto…Pensei que no WRC não se iam embora, pois continuam a ganhar. Afinal ficam apenas com a formula E pois deve exigir um muito menor orçamento, e para tentar limpar-lhes a imagem serve o “blá blá” de tecnologia de vanguarda! Sim, sem dúvida que é o futuro, mas enquanto não resolverem o problema de autonomia “cheira-me” a pouco…

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  ze-do-pipo
8 anos atrás

ora aqui está alguém que sabe!

Cágado1
8 anos atrás

Para já é apenas uma fuga de informação, sem nada de oficial. Não me espantaria que pudesse surgir uma equipa semi-oficial com o patrocínio da Red-Bull e o apoio da fábrica. É uma notícia apenas para agradar investidores.
De qq forma, com o regresso da Toyota e Citroen a tempo inteiro, acho que nos tempos mais próximos vamos ter um bom WRC, mesmo que se confirme a saída da VW.

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
8 anos atrás

é uma pena, porque o WRC estava a melhorar! Mas as noticias não têm sido agradáveis e os danos do gravíssimo Dieselgate estão a aparecer e a VW não teve hipótese de ter outra opção! (nem conseguiram ter retorno do 4º titulo conquistado este fim de semana) ….esperemos que promovam a Skoda!

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado