Vodafone Rally de Portugal: Meeke consolida liderança

Por a 21 Maio 2016 19:09

Kris Meeke fechou este penúltimo dia do Vodafone Rally de Portugal no comando, com uma vantagem de 45.3s face a Sébastien Ogier, ampliando a diferença de 31.8s que trazia de ontem. O britânico começou o dia apostado em conseguir ganhar o máximo de tempo aos seus adversários, imprimindo um andamento forte, comprovado pela vitória nas três especiais que compunham a secção da manhã, que terminou com 1m02.9 de diferença para Ogier.

Da parte da tarde, e dado o avanço que tinha na frente, optou por mudar de tática, mantendo a rapidez mas controlando o andamento face aos seus adversários. Viu a vantagem de mais de um minuto ‘perder-se’, mas mesmo assim segue para o último dia de prova com 45.3s a separá-lo de Ogier, segundo classificado, quando faltam disputar quatro especiais e um total de 67.32 km cronometrados.

Nota também para o bom andamento de Andreas Mikkelsen, que venceu duas especiais e subiu ao terceiro lugar da geral, estando a apenas 3.1s de Ogier. Resta saber se terá ‘liberdade’ para lutar pelo segundo posto, ou irá manter uma toada rápida, mas sem colocar sob pressão o seu companheiro de equipa. Dani Sordo, por troca com o norueguês, não conseguiu segurar a terceira posição na geral, e é agora quarto classificado, a 1m20s de Meeke. Em bom plano está também Eric Camilli, que é quinto, mas já a 3m04.2s do líder da prova.

Jari-Matti Latvala é sexto, piloto que se atrasou bastante na classificação geral, quando ontem ficou sem direção assistida no seu Volkswagen. Mads Ostberg é sétimo, ele que esta manhã ficou apenas com tração dianteira no seu Ford Fiesta, vendo assim a sua prestação ficar condicionada, com inevitáveis reflexos no cronómetro.

Em oitavo está Martin Prokop, seguido do grande Pontus Tidemand, líder do WRC2 e nono da geral, piloto que tem vindo a mostrar um ritmo fantástico aos comandos do seu Skoda Fabia R5, intrometendo-se entre a comitiva de WRC da prova. O top 10 é completado por outro R5, no caso de Nicolás Fuchs. Miguel Campos continua a ser o melhor português, sendo 15º da geral e quinto entre os pilotos do WRC2.

De recordar que esta manhã Thierry Neuville abandonou a prova, tendo ficado com o seu Hyundai parado ao km 16 da especial de Marão, ao que tudo indica, devido a uma fuga de gasolina. Esta não está a ser uma prova fácil para a Hyundai, já que Kevin Abbring, que ontem tinha sido obrigado a abandonar, com a direção partida, hoje voltou em Super Rally, mas ficou parado ao km 3.2 na especial de Baião, a primeira de hoje. Também Sheikh Khalid Al Qassimi ficou fora de prova, ao dar um toque com o seu Citröen – poderá voltar amanhã em Super Rally.

Para amanhã, último dia do Vodafone Rally de Portugal, estão agendados 67.32 km cronometrados, divididos por quatro especiais, com uma dupla passagem pelos troços de Vieira do Minho e Fafe.

Tempos ONLINE AQUI.

Declarações dos pilotos após a PEC15:

Carro nº 1 , Ogier/Ingrassia

“Fiz o que era possível, mas foi uma tarde terrível para mim, com a dureza dos pisos. Não tenho sorte com o clima e agora vai chover amanhã, tornando as coisas mais complicadas para mim”.

Carro nº 2, Latvala/Anttila

“Bem tentei fazer coisas com os pneus. Hoje procurei andar o máximo e talvez amanhã possa ser um pouco mais rápido”.

Carro nº 4, Sordo/Marti

“Para nós, não foi um dia como o anterior, pois procurei sempre o melhor ritmo com o carro, mas sem conseguir bons resultados.Talvez precisemos de trabalhar um pouco mais”.

Carro nº 5, Ostber/Floene

“Guiei bem, no limite, e estou satisfeito por isso. Fico surpreendido por perder tanto tempo quando estava a dar tudo para vencer uma classificativa”.

Carro nº 6, Camilli/Veillas

“Foi um dia bom para nós e estamos satisfeitos por tê-lo concluído. Andámos rápido e conseguimos bons tempos e agora o objectivo será manter o Latvala atrás de nós na última etapa”.

Carro nº 7, Meeke/Nagle

“Durante a tarde mudei de atitude. Tinha dois pneus de reserva o que dificultou a maneabilidade do carro. Mas sinto-me feliz, pois amanhã partiremos para a última etapa do rali na liderança”.

Carro nº 9, Mikkelsen/Synnevag

“Posso dizer que foi um dia positivo e nesta classificativa deveria ter pneus macios. Procurei sempre as melhores trajectórias

e amanhã procurei andar de novo rápido”.

Carro nº 16, Solberg/Minor

“Não é fácil sem fazer muitos testes. O nosso plano para amanhã será terminar o rali”.

Carro nº 18, Gorban/Korsia

“Conseguimos sobreviver hoje. Tivemos um problema na classificativa grande, com o diferencial, mas agora vamos resolver isso na assistência, acrescentando mais algum óleo”.

Carro nº 21, Prokop/Tománek

“Lutámos em busca de aderência na segunda ronda e também com a afinação do carro. Apesar de tudo, não foi um dia mau de todo”.

Carro nº 30, Al Rajhi/Orr

“Aprendemos muito hoje, o que foi óptimo. Amanhã tentaremos andar um pouco mais depressa com uma afinação do carro diferente”.

Carro nº 34, Tidemand/Andersson

“Gostei desta classificativa. Precisamos de manter um ritmo elevado sem correr riscos. Desde o furo sofrido na segunda passagem pelo Marão que ainda não encontrámos o ritmo certo”.

Carro nº 36, Bonato/Giraudet

“Estamos elizes por estar cá. Havia muitas pedras, mas não sofremos qulquer furo, o que já não será mau de todo”.

Carro nº 39, Aasen/Engan

“Continuaremos a lutar amanhã e o meu grande objetivo será terminar o rali melhor classificado que na Suécia”.

Carro nº 42, Fuchs/Mussano

“Não tivemos problemas. Preciso de terminar este rali para somar pontos no campeonato”.Carro nº 43, Campos/Magalhães

“Espero pode continuar assim. Hoje até dormirei melhor a pensar no dia de amanhã”.

Carro nº 45, Pedder/Moscat

“Direi que foi um dia bom para nós. O carro teve um bom comportamento com pneus duros. Vamos continuar no mesmo ritmo”.

Carro nº 46, De Mevius/Jalet

“Não foi mau de todo. Andámos rápidos na parte da manhã, depois a estrada ficou muito dura e ainda cometemos um pequeno erro. Havia pedras grandes e não podia andar muito rápido em todos os sítios, o que me obrigou a mudar de trajectórias”.

Carro nº 51, Turan/Zsiros

“Guiei de forma perfeita. Não sofremos danos nem problemas técnicos. Obrigado à equipa. Estamos felizes”.

Captura de ecrã 2016-05-21, às 18.59.21
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado