Vodafone Rally de Portugal 2012: Mads OStberg vence na secretaria


Mads Ostberg alcançou em Portugal a sua única vitória no WRC na sequência de uma prova em que o Citroën DS3 WRC de Mikko Hirvonen foi desclassificado devido a irregularidades na embraiagem…

Pela segunda vez na história do rali, a vitória à geral decidiu-se na ‘secre­taria’. Depois da desclassificação de Tony Fall em 1969, Mikko Hirvonen viu retirada a sua vitória, horas depois da con­sagração no Estádio do Algarve, em virtude de os Comissários terem detetado diferenças entre a embraiagem do Citroën DS3 WRC e a respeti­va ficha de homologação. A vitória coube assim a Mads Ostberg, que havia levado o Fiesta WRC ao segundo lugar, num rali marcado pelo regres­so das classificativas noturnas, onde a chuva também marcou presença. Os quatro dias de prova foram dos mais atípicos e imprevisíveis da história do evento, incluindo condições mete­orológicas variáveis (chuva torrencial, nevoeiro e, nos dois últimos dias, piso maioritariamente seco), um suicídio competitivo da maioria dos favoritos (Loeb, Sordo, Latvala e Solberg) quan­do estavam decorridas apenas seis das 22 es­peciais, para terminar com a desclassificação de Hirvonen, que tinha sido o único piloto ofi­cial a manter a cabeça fria perante condições dantescas do primeiro dia. Com Loeb de fora, os pilotos da Ford tinham uma ‘aberta’ que dificil­mente esperavam nas contas do campeonato, só que a secção de sexta-feira amanheceu com chuva intensa e nevoeiro nos troços da região de Tavira, com Latvala a fazer um pião e a sair de estrada na primeira especial do dia (SS5), e Solberg a fazer o mesmo no troço seguinte. A Hirvonen, a partir daí, só restava evitar excessos e controlar a vantagem sobre os Ford privados de Evgeny Novikov e Mads Ostberg. Armindo Araújo, num Mini JCW WRC, também viu aí as suas aspirações a um lugar na frente irem ‘por água abaixo’, terminando, apesar de tudo, no 15º lugar e à frente da classificação dos pilotos nacionais.

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