Toyota GR Yaris Rally2 está homologado pela FIA
A Toyota Gazoo Racing World Rally Team (TGR-WRT) confirmou que o GR Yaris Rally2 foi oficialmente homologado pela FIA a 1 de janeiro de 2024. Este é um processo que se estendeu desde os primeiros desenhos do carro, os documentos vão sendo enviados para a FIA, que acompanha todo o processo enquanto este se desenrola, ao ponto do ‘carimbo final’ ser apenas uma espécie de pró-forma, pois já tudo foi visto e revisto ao longo do tempo.
Desde 2017 que a Toyota está presente na categoria mais alta dos ralis, os RC1, mas a partir de agora vai fazê-lo também nos RC2, tal como sucede também com a Hyundai e com a Ford.
O GR Yaris Rally2 foi desenvolvido para as atividades de ralis dos clientes e o Presidente Akio Toyoda, também conhecido como ‘Morizo’, espera agora que este seja o carro que dá o primeiro passo na construção de uma ponte entre os veículos de desporto motorizado e os veículos de produção através dos ralis – algo que poderá contribuir para melhorar o mercado dos ralis em todo o mundo.
Com a concessão do certificado de homologação, a distribuição do GR Yaris Rally2 pode agora começar a ser feita a clientes em todo o mundo. O primeiro carro comemorativo está programado para ser entregue à Rookie Racing, liderada por Morizo, enquanto quatro equipas estão preparadas para participar no Rallye Monte-Carlo, de 25 a 28 de janeiro, com o GR Yaris Rally2.
O primeiro carro desportivo com tração às quatro rodas a ser desenvolvido exclusivamente pela Toyota em 20 anos, o GR Yaris foi criado pela TGR, mas este é um carro feito para os clientes da marca vencerem.
O carro fez a sua estreia pública no Rali do Japão em 2022, quando Morizo pegou no volante e mediu o seu desempenho. Desde então, muitos pilotos testaram o carro em diferentes superfícies e condições. Foram percorridos mais de 15.000 quilómetros, incluindo a participação no Campeonato Japonês de Ralis, que também serviu de teste nas estradas japonesas.
Até à data, o processo de desenvolvimento incorporou o feedback de pilotos profissionais de topo, jovens pilotos em ascensão e pilotos clientes, experientes. A partir de agora, será recolhido um leque ainda mais alargado de opiniões de concorrentes de desportos motorizados de clientes em campeonatos como o WRC, ajudando a desenvolver melhorias, para criar um automóvel cada vez melhor.
Especificações do GR Yaris Rally2
Motor: Três cilindros em linha, turbocompressor
Cilindrada 1.618,2 cc
Diâmetro x curso 87,5 mm x 89,7 mm
Restritor de ar 32 mm de acordo com os regulamentos da FIA
Transmissão
Caixa de velocidades sequencial de 5 velocidades
Sistema de tração 4WD, diferencial de deslizamento limitado especificado pela Motorsport
Suspensão e travões
Suspensão dianteira/traseira tipo MacPherson
Sistema de travões Terra: 300 mm
Asfalto: 355 mm, 300 mm
Chassis
Comprimento 3,995mm
Largura 1,820mm
Altura ajustável
Peso 1.230kg (incluindo 1 pneu sobresselente) de acordo com os regulamentos da FIA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI