TAP Rali de Portugal 1999: Colin McRae bate Carlos Sainz


A troca do Subaru Impreza pelo Ford Focus WRC não diminuiu o ímpeto triunfal de Colin McRae. O piloto escocês voltou a superar Carlos Sainz

Não são muitas as vezes em que um piloto praticamente decide um rali logo nos primeiros troços, mas neste rali, foi quase isso que acon­teceu. Sem esse avanço inicial, dificilmente McRae teria vencido esta prova. Já com o Ford Focus WRC, com as míticas cores da Martini, Colin McRae deu um autêntico recital de con­dução nas classificativas iniciais em Ponte de Lima, gerindo depois disso a vantagem até ao fim, face aos pilotos da Toyota, Carlos Sainz e Didier Auriol, ainda que essa gestão tenha sido quase no limite.

Tommi Makinen teve problemas com o diferencial na fase ini­cial do rali, e atrasou-se. No final do primeiro dia, McRae já estava 50s na frente de Sainz com Auriol quatro segundos mais atrás. Mas no segundo dia, sendo o primeiro na estrada, McRae foi perdendo algum tempo, ainda as­sim chegou ao final do dia com 33s de avanço para o espanhol, que se queixou da anulação de duas especiais em Arganil.

O último dia era bem mais curto e apesar de ter reduzido ain­da mais a diferença para McRae, colocando-a nos 12.3s finais, Sainz não conseguiu mais e voltaria a perder um Rali de Portugal para o escocês, agora na Ford. Auriol também ter­minou bem mais perto da frente, a 16.5s com Richard Burns e Tommi Makinen a comple­tarem o top 5. Com um Subaru Impreza in­scrito pela Procar, Rui Madeira foi o mel­hor português, terminando no nono lugar. O Grupo N foi ganho por Miguel Campos, num Mitsubishi Carisma GT Evo5, que foi também

o segundo melhor piloto luso em prova. Pela primeira vez na história do rali, a prova desenrolou-se em trevo, sempre com saída e chegada a Matosinhos. O circuito de Baltar estreou-se como super-especial.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado