SKODA com estatuto de favorita no WRC2

Por a 20 Janeiro 2016 11:38

A exemplo dos últimos anos, o WRC 2 volta a ser um palco secundário que permite catapultar jovens valores para a categoria principal, ou mesmo alojar outros, com carreira ‘feita’, que não tenham lugar no pináculo do desporto automóvel de estrada, o WRC. Eric Camilli, Stéphane Lefebvre, Craig Breen e Yazeed Al-Rajhi são os mais recentes exemplos de pilotos que deram o salto para a categoria principal, mas curiosamente este ano, o inverso também sucede. Por exemplo Elfyn Evans, que perdeu o seu lugar a tempo inteiro na M-Sport, vai correr no WRC 2 com a mais recente versão do Ford Fiesta R5, já que Malcolm Wilson pretende ter ao volante um piloto que mostre o que vale o carro, pois neste momento o seu negócio de R5 tem uma concorrência que nunca teve, e se até aqui foi claramente o preparador que mais carros vendeu, se a M-Sport continua a perder para os mais recentes adversários, também já não venderá muitos mais, e é por isso que Wilson quer Evans no carro.

Segundo rezam as crónicas, o motor é bem melhor que a versão atual, resta saber se o novo Fiesta estará ao nível do Skoda Fabia R5, carro que parece ser claramente a nova referência dos R5, pois tanto o Citroën DS3 como o Peugeot 208 T16, apesar de terem vindo a melhorar, não estão ainda ao nível do carro checo e isto apesar de terem surgido bem mais cedo.

Outra novidade de monta é o facto de o campeão em título do WRC2, Nasser Al-Attiyah, não ter previsto defender o seu título, preferindo concentrar-se na preparação para os Jogos Olímpicos de verão, que se irão realizar no Rio de Janeiro.

Por outro lado, a Skoda Motorsport já confirmou a sua presença oficial na competição, e depois do que se viu o ano passado no que ao andamento diz respeito, os seus pilotos, Esapekka Lappi, Pontus Tidemand e Jan Kopecky, são claramente os favoritos a vencê-la. Contudo, a temporada dos homens da casa de Mlada Boleslav apenas terá início no Rali da Suécia.

Um dos outros nomes a seguir é o de Teemu Suninen, jovem finlandês ‘protegido’ da Toyota que continua a sua evolução no WRC. Armin Kremer regressa com um Skoda Fabia R5, o mesmo sucede com Julien Maurin, noutro Skoda Fabia R5, um piloto que está entre os que venceram provas em 2015. Quentin Giordano corre com um Citroën DS3 R5, Quentin Gilbert, Campeão do WRC 3 ascende à segunda divisão dos ralis, sendo que Kajetan Kajetanowicz, Campeão Europeu de Ralis de 2015, pretende realizar um programa misto, entre o WRC 2 e o ERC.

Quanto a Bernardo Sousa, e depois de uma temporada em que realizou três provas no WRC 2, vai decidir apenas depois do Rali de Monte Carlo o seu programa para os ralis, que em princípio continuará a ser um programa internacional.

De resto, a Hyundai também está a desenvolver um R5, com Kevin Abbring a ser o piloto encarregue desse trabalho, não sendo de excluir que, caso o desenvolvimento se processe sem entraves, seja possível ver o carro em provas do WRC 2 durante este ano.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado