Sim, o WRC está sem rumo, mas não deverá perder qualquer marca…

Por a 6 Setembro 2023 19:23

A entrevista de Pierre Louis Loubet ao Corse Matin veio espoletar um receio que já existe há muito tempo, e que se sucedesse no final deste ano, seria bem provável que fosse o princípio do fim do WRC como o conhecemos. Mas o AutoSport sabe que não é bem assim o que foi dado à estampa pelo Corse Matin, ou melhor. É mais uma meia verdade…

Sim, a M-Sport pode sair dos Rally1, mas isso não significa que os Ford Puma Rally1 e a Ford, deixem de correr no WRC. Confuso? Já lá vamos…

Malcolm Wilson e a M-Sport são uma estrutura que cresceu de uma forma fantástica ao longo das sua três décadas de existência, mas quando se soube há já algum tempo que Malcolm Wilson deixaria de ser o Chefe de Equipa, para se concentrar na gestão, era porque as coisas estavam a entrar num caminho que levaram Wilson a meter mãos à obra para tentar dar a volta ao texto, mas os esforços que a M-Sport tem heroicamente feito estão a bater de frente com um WRC que tem cada vez menos interesse, e apesar dos seus responsáveis, quer seja o Promotor ou a FIA não têm sido capazes de dar a volta ao texto.

Valha a verdade, a sensação que dá é que só recentemente acordaram para a vida, e se calhar agora o que a ‘doença’ precisa para ser curada, vai demorar muito mais do que se o ‘mal’ tivesse sido identificado a tempo e horas.

Ao lado da M-Sport tem estado uma marca que tem o desporto e os ralis no seu ADN, vejam há quanto tempo a Ford está nos ralis, a nível oficial ou semi-oficial, e com mais ou menos sucessos, o retorno que a Ford tem vem de longa data e não nos parece que seja assim tão mau.

Portanto, o rumor que corre não é que a M-Sport e a Ford saiam dos Rally1, mas sim somente… a M-Sport.

Claro que agora está a questionar-se, afinal como ficariam a correr os Ford Puma Rally1 no WRC.

Nos ‘mentideros’ diz-se com a Stohl Racing…

Quer mais pormenores? Não temos…

O facto de Malcolm Wilson ter aberto a ligação da M-Sport ao Todo-o-Terreno e ao Dakar não surgiu por acaso, mas sim por necessidade, porque o Dakar está bem e recomenda-se, o que a ASO em parceria com a FIA já traçaram um plano até 2030, cada vez há mais estruturas e marcas a ir para o Dakar, e o WRC, nada.

Como se sabe, Malcolm Wilson tem todo o seu negócio bem estabelecido no WRC, nos Rally2, Rally3, Rally4/5.

Aí, não perde dinheiro de certeza absoluta. Bem antes pelo contrário.

Portanto, se ficar sem os Rally1 não será problemático.

Como já percebeu os carros não deixarão de correr, mudam é de estrutura.

Se forem confirmados os rumores, porque tudo se pode manter na mesma. Mas é pouco provável…

Custa-me a acreditar que depois de tantos anos de ralis, Malcolm Wilson não tivesse na manga uma cartada diferente. Os Rally1 são mesmo a única pedra no sapato da M-Sport.

Repare-se que este Puma Rally1 foi o primeiro carro que a M-Sport não foi tão feliz a ‘fazer’.

Todos os outros para trás, foram bem sucedidos, ou mesmo campeões.

Portanto, não me custa a acreditar que a ligação M-Sport/Ford nos ralis possa estar perto de terminar, mantendo-se no Dakar, como se sabe com a nova Ford Ranger T1+, mas acredito sinceramente que os Ford Puma Rally1 vão continuar a correr. Ao fim ao cabo, é a marca a ‘dona’, a M-Sport simplesmente os construiu. Portanto, os carros podem correr com outra estrutura.

Agora vamos ver o que acontece…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado