‘Silly Season’ do WRC pode ser bem animada…

Por a 31 Julho 2017 12:30

Já se sabe que Malcolm Wilson tudo vai fazer para manter Sébastien Ogier na M-Sport, mas não vai ter tarefa fácil, e a pressão que o francês fez há algum tempo, quando disse que a Ford devia envolver-se novamente a nível oficial é um claro sinal que lhe falta alguma coisa, que teve nos quatro anos anteriores.

É muito fácil perceber que uma estrutura como a de Malcolm Wilson não tem um orçamento sequer, perto do que dispõem a Hyundai, Toyota e Citroën (mais as duas primeiras) e a este nível isso reflete-se muito.

A boa prestação de um piloto num troço de ralis depende de inúmeros fatores, e um bom exemplo que pode ser dado é o facto de Kris Meeke ter vencido o Rali da Finlândia o ano passado e nesta edição foi oitavo, “sem saber ler nem escrever”. Há muitos pequenos pormenores que afetam as prestações das equipas, e claramente o problema de Ogier na M-Sport não é só o facto de não ter sido ele a desenvolver o carro a seu gosto. São muitos outros pormenores que fazem diferença, e quando a M-Sport tem muito menos gente na equipa que ‘uma’ Toyota ou Hyundai isso tem que se refletir.

Que equipas têm os melhores mecânicos? Que equipas têm os melhores engenheiros? Na VW, era o melhor piloto com o melhor carro, e se aqui a diferença para os outros não era significativa, em tudo o resto sim, a VW era muito mais equipa que as ‘outras’ e isso refletiu-se ao longo de quatro anos e é isso que Ogier sente falta agora.

Entre o que vale Ogier como piloto e o conjunto onde está agora inserido, esse ‘conjunto’ já não sobressai como acontecia até o ano passado e por isso há o equilíbrio que se está a assistir. Ver o que ‘andam’ Ott Tanak, Elfyn Evans e agora Teemu Suninen, ‘diz’ que o Ford Fiesta WRC não é pior carro que o Hyundai, por exemplo, mas só Neuville está a tirar o melhor partido dele e a lutar pelo título.

Por isso, vamos ver o que decide Ogier, e já em setembro, que é o timing que traçou para decidir. Malcolm Wilson abriu o jogo com o francês e revelou-lhe o que está em cima da mesma para 2018 e agora resta esperar pela decisão. Já se fala numa possível oferta da Citroën a Ogier, na Toyota, Hänninen não deve durar muito apesar deste pódio, e no meio disto tudo ainda há Andreas Mikkelsen…

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ernie
ernie
7 anos atrás

Estou convencido que Monsieur Matton e a Citröen vão faz€r d€ tudo para conv€nc€r€m Ogier a €squ€c€r o passado da era de Monsieur De Quesnel e mais recente quando foram os únicos a não o deixarem experimentar o carro de 2017 (a Hyundai não mostrou interesse em contratá-lo, e por isso não o fez), e ele irá mesmo para a equipa francesa, até porque a Red Bull deverá continuar interessada em pagar o ordenado do francês, e até já esteve associada à Citröen na altura de Raikkonen, e continua associada á Peugeot. Quanto à Toyota, está em alta já tendo… Ler mais »

mcrae
mcrae
Reply to  ernie
7 anos atrás

Se o Neuville for campeão o Ogier para o ano já não tem que se queixar por ser mais prejudicado.
Vamos ver os próximos desenvolvimentos, parece-me que o Ogier se não ficar na M-Sport, regresse à Citroen. Não me parece que para uma das outras equipas.

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  mcrae
7 anos atrás

Este ano o Ogier não se pode queixar, mudaram as regras das ordens de saida a pedido dele… e ainda lhe deram bonus nas power stage… agora são 5 pontos para o vencedor.

ms-rt
ms-rt
Reply to  ernie
7 anos atrás

Que comentário sem lógica, o Neuville tem contrato com a Hyundai assim como o Paddon, nunca o Ogier irá para a Hyundai.
Para mim tudo ficará praticamente na mesma.
Até porque penso que o Neuville será o campeão do mundo este ano, é bom ver o WRC com esta juventude toda a Mostrar serviço e qualidade.

Vai a minha aposta:

Hyundai: Thierry, Haydon e Dani
M-Sport: Ogier, Tanak e Suninen
Toyota: Latvala, Esapeka e Lefebre
Citroen: Andreas, Kris e Breen
D-MACK: Elfyn Evans
Jipocar/One : Mads e Martin P.
FWRT: Lorenzo Bertelli

ernie
ernie
Reply to  ms-rt
7 anos atrás

E onde no meu comentário sugeri que Neuville ou Paddon deixariam a Hyundai? Limitei-me a dizer que a Hyundai deve estar farta da inconsistência de Neuville e poderia tentar levar Ogier para a equipa ás custas de Sordo, no entanto deixei bem claro que o mais provavel é o regresso deste à Citröen ás custas de Meeke, e a entrada de Mikkelsen ás custas de Lefebvre ou Breen, mas eu até acho que Breen fica e Lefebvre sai se entrar Ogier, por deixar de ser necessário manter o francês pela nacionalidade. Até deixei claro que seria lógica a entrada de… Ler mais »

g-rod
g-rod
Reply to  ernie
7 anos atrás

Não me parece nada lógico que o Ogier queira sair do melhor carro (como o Tanak, Elfin e Brinldsen, têm provado) para se ir enfiar no maior charuto (citroën). Acho mais fácil a Ford reforçar o apoio e manter o Ogier, que iria ter mais tempo para desenvolver o carro a seu jeito.
A entrar na Hyundai iria colocar-se numa posição muito ingrata e expor-se à comparação com o Neuville que, para mim, é o piloto mais competente (do momento).
Quanto à Toyota talvez fosse a melhor hipótese… mas continuo a achar que, para isso, mais valia ficar na M-Sport.

ernie
ernie
Reply to  g-rod
7 anos atrás

Caro g-rod, o que não me parece nada lógico, é a Ford investir a sério num programa desporivo, porque seria a primeira vez. Vamos ficar pelos ralis, e sabemos que a Ford foi campeã do mundo, quando entregou a sua representação a David Suton, que garantiu o patrocínio da Rothmans, com motores do Terry Hoyle, que já era o fornecedor de motores para a Ford, quando era Boreham que fazia correr os carros de fábrica. A Ford nunca vai investir, como todos sabemos, mas a Citröen vai. A Citröen vai investir, porque como todos sabemos, a Citröen desde que foi… Ler mais »

g-rod
g-rod
Reply to  ernie
7 anos atrás

Isso é uma visão demasiado pessimista. Acredito que é bom conhecer a história, que acaba por ser cíclica. Precisamente por isso é que acho que a Ford não vai cometer os mesmos erros, até porque já houve altos dirigentes a dizer que tinham que repensar a estratégia (em Monte Carlo), quem sabe se não seria uma primeira vez. Aliás, diz-se que até é o Malcom Wilson que coloca mais entraves, porque não quer perder autonomia. Contudo, é precisamente por causa dessa atitude da Citroën (quero, posso e compro) que espero bem que tenham muitos mais anos como este. Não gosto… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  g-rod
7 anos atrás

Escort MkI, II, RS1700T (nado morto), RS200, Sierra Cosworth, Sierra Cosworth 4×4, Escort Cosworth, Focus MkI e II e por último os Fiestas, todos eles excelentes automóveis de ralis, e todos padeceram do mesmo mal: falta de investimento por parte da Ford. Quer exemplos fora dos ralis? – F1: Motor V6 1.5 turbo, Stewart, Jaguar, bem como os V8 Cosworth 3.5 da era pós turbo. Não incluo aqui o Cosworth V8 2.4, porque esse foi uma negociata entre Max Mosley e a Cosworth sem envolver a marca Ford. – Sport Protótipos: Ford C100 (recentemente falado aqui no AS) Sucessos? –… Ler mais »

g-rod
g-rod
Reply to  ernie
7 anos atrás

Exacto… todas as opiniões são validas e contribuem para uma discussão salutar. No que diz acerca da Ford, ao contrário do Ernie, eu prefiro ver o copo meio cheio…

ernie
ernie
Reply to  g-rod
7 anos atrás

E venham mais boas corridas. E boas conversas também. Cumps.

serrote
serrote
7 anos atrás

A todos os responsáveis pelas 4 actuais marcas do WRC, eu daqui lanço o meu apelo, para que contratem o alexey lukyanuk, garantindo assim para todos, uma época de 2018 verdadeiramente silly.

ps. E depois do acidente ainda deve vir melhor !!!

serrote
serrote
Reply to  serrote
7 anos atrás

Os “likes” no Autosport são verdadeiramente interessantes principalmente quando são dados por quem provávelmente não percebe uma ironia. “Postando” agora sériamente para que serve o ERC senão para promover pilotos para o escalão principal ? Lembram-se do Evgeny Novikov que foi piloto oficial M-SPORT nos anos de 2012 e 2013 e que era extremamente rápido (a bater incluido)?. A escola Russa de rallyes está cheia de “lukyanuks” que nos dias em que conseguem colocar todo o virtuosismo dentro dos limites da estrada ninguém os agarra. Gostava francamente de o ver disputar o WRC2 no escalão principal. E os chapeiros decerto… Ler mais »

alexis
alexis
Reply to  serrote
7 anos atrás

Claro que vem bem melhor e a prova disso é que hoje dia 4 mandou mais um Fiesta para o lixo. O Alexey é um piloto rapidissimo, mas ainda vai ter que continuar o “estágio” por mais um ano ou dois para ganhar consistência.

joseaalves
joseaalves
7 anos atrás

O Ogier, certamente vai ficar onde está, a Ford vai acordar para a realidade (nº de vendas), quer em competição e em viaturas de série.
Não existe outro Malcom wilson para dar á Ford tanta visibilidade em competição e fora dela.
Quanto ao Sr. Ogier, só tem que fazer mais com menos.

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