Será que com ‘os pontos’ de 2023, a tabela do WRC mudava muito? Nem por isso…
Muita gente fala da aberração da pontuação deste ano do WRC, mas o AutoSport foi fazer as contas ajustando as posições deste ano aos pontos de 2023, incluindo PowerStages, e a conclusão a que se chega é que na maioria dos casos as coisas não são muito diferentes em termos de… diferenças na tabela, embora, como é lógico, agora os pilotos somem significativamente mais pontos.
A primeira conclusão que se tira é que as posições no top 7 do campeonato são exatamente as mesmas.
Com a pontuação antiga, Ott Tanak estaria a 36 pontos de Neuville, mas com esta nova, está somente a 29 pontos, o que significa que o estónio usou melhor o sistema do que o seu colega de equipa.
Sébastien Ogier é terceiro a 41 pontos de Neuville, com a pontuação de 2023 estaria a 39, portanto a diferença é pouca, embora pudesse ser decisiva.
Claro que aqui temos sempre de considerar que houve quem ajustasse a sua estratégia à forma com o sistema está montado, e se com a pontuação de 2023, os domingos era chatos porque toda a gente se resguardava para a PowerStage e só aí atacava, em alguns casos nem isso, agora há luta ao domingo especialmente com os que tiveram problemas, ou se atrasaram mais na 6ª ou no sábado e por isso sabem que no domingo pode ir buscar, no máximo, 12 pontos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não parece que se trate da diferença de pontos, mas o sim o método usado que afasta o interesse em acompanhar a prova, tal é a confusão…
Mas qual confusão? É como se existissem 3 provas no mesmo rali: sabado, domigo e a PS, com pontos em cada “prova”. No fim, soma-se. Sei que os comentadores da SporTV passam a vida a insinuar que quem vai á frente este ano, se deve à nova pontuação. É mentira, como se vê aqui. E não acho nada confuso. Pode é gostar-se ou não. Mas há que pensar na razão de ter aparecido este novo sistema. Não se pode é criticar as “procissões de domingo”, e ao mesmo tempo, criticar este noivo sistema.
E depois de toda a choradeira de quem não só não gosta da nova pontuação, mas acha que a actual classificação só se deve à mesma, eis que a classificação ficaria na mesma, com o sistema anterior. Calam-se agora um bocado ? Aliás este novo sistema está “tão errado”, que a FIA considera seriamente reforçá-lo, o que significa que os pontos de sabado, ficarão entregues, quer o piloto termine ou não no domingo. No fundo, é o assumir a existência de duas provas, em cada rali, para forçar sempre o ritmo maximo em cada dia. A F1 vai pelo mesmo… Ler mais »