Será desta que o WRC regressa aos EUA? Chattanooga, Tennessee…
Há muito que o Promotor do WRC tenta uma prova nos Estados Unidos da América do Norte e pelos vistos está a consegui-lo, já que depois de se ter falado na hipótese de uma prova candidata ao WRC 2024 ainda este ano, o Rally dos EUA parece estar a dar passos.
Tal como sucedeu com a Arábia Saudita, também os EUA terão que realizar uma prova candidata antes de poder entrar no WRC, e nesse contexto os esforços do Promotor prosseguem.
Que ninguém tenha dúvidas que levar o WRC para os EUA é muito difícil, os ralis não têm tradição nos EUA, embora isso tenha vindo a mudar aos poucos. Mas mesmo muito devagar…
Há muito que o WRC quer ir para os EUA, desde 1988 que não é possível, mas a verdade é que as tentativas têm sido várias. Tal como tem sucedido na F1, o trabalho para ali realizar eventos é grande e a F1 já terá este ano três corridas no EUA, o WEC está lá este fim de semana, em Sebring, a Fórmula E também tem lá corrida, em Nova Iorque, mas a segunda disciplina da FIA, a seguir à F1, não o consegue desde 1988.
Continua a ser absolutamente fundamental para o WRC que os norte-americanos ‘acolham’ a disciplina, e que esta se desenvolva nos ‘States’.
O diretor de eventos do WRC, Simon Larkin, revelou recentemente que as conversações têm progredido entre o Promotor do WRC e um governo regional dos EUA, dos 50 existentes.
E neste momento já se sabe qual é: Chattanooga, localizada no sudoeste do Tennessee, foi selecionada para acolher um evento de demonstração, o Rally Tennessee que se realiza a 7-8 de abril, no que será seguido de um rali candidato em setembro, em data exata ainda a definir. De acordo com informações locais, o evento terá sede em Chattanooga e utilizará estradas de terra localizadas na Floresta Nacional de Cherokee, à volta da região do rio Ocoee, no condado de Polk. O comité de planeamento do projeto conta com a ajuda da ARA, Associação Americana de Ralis, o Turismo de Chattanooga, Estado do Tennessee, governos regionais, e patrocinadores privados.
Caso o evento candidato, o Rally Tennessee corra bem, a prova pode entrar no calendário de 2024 do WRC. A Arábia Saudita vai realizar este ano uma prova candidata e o Reino Unido também está a trabalhar para regressar. Neste caso, só falta o dinheiro para uma prova na Irlanda do Norte.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI