Sébastien Ogier: “Simplesmente não é possível correr assim”
A Hashtag #NotSafeWithStud foi criada hoje por Sébastien Ogier através da sua conta do Twitter depois de ter percorrido os primeiros troços nos reconhecimentos do Rali da Suécia. E não ficou contente com o que viu: “Lamento pelos organizadores do Rali da Suécia, mas com exceção da 3ª e 4ª PEC, que têm muito gelo, o resto parece um rali de terra #NotSafeWithStud” (tradução: não é seguro com pneus com pregos). Portanto, é esta a opinião do campeão do Mundo e as informações que vão chegando dos troços não são nada animadoras, pelo que a pressão em nos organizadores da prova sueca vai intensificar-se, pois o que Ogier diz é corretíssimo. Pneus de pregos na terra, não só destroem o piso como o pneu. Cada pneu tem 384 pregos, cada carro significa 1536 pregos a escavar a terra e não iria demorar muito a criar grandes regos especialmente nas zonas de travagem e aceleração à saída das curvas, e sempre que seja necessária muita tração. Para além disso, na terra os pregos duram mais ou menos 15 Km e sem pregos não há nada que pare o carro, porque simplesmente os pneus não agarram.
Neste contexto, Sebastien Ogier é de opinião que o melhor é cancelar o rali: “As únicas estradas em que podemos correr são as da Noruega. Podemos fazer um curto rali sprint ali, mas o resto da prova são apenas pisos de terra e seria completamente inseguro sequer tentar. Se o fizermos, vamos perder os pregos muito rapidamente e isso será realmente perigoso. Nem sequer percebo porquê fizemos os reconhecimentos. Estivemos a destruir as estradas sem razão. Percebo que há decisões difíceis para tomar, mas simplesmente não é possível correr assim. Lamento o incómodo, mas seria demasiado perigoso” disse Ogier.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
antigamente andava se de qualquer maneira,está perigoso?….anda mais devagar,tenho a certeza que nao se consegue fazer uma curva a chover,á mesma velocidade que se faz a seco..;-)
Será mau se o raly não se realizar, mas em primeiro está a segurança de todos, só depois é que pode acontecer espectáculo.
Tem de ser assim, caso contrário os danos serão bem mais graves para todos e isso não é competição a sério.
Mais vale trocar o calendário por uma outra data.É de bom tom, manter a caravana o mais intacta possível.
Só assim se consegue engrandecer a competitividade e a entrega de todos, ao espectáculo da competição.
E que tal ver como era o Rali da Suécia há mais de 40 anos com carros quase da”idade da pedra”em comparação com os actuais.Claro que a segurança está acima de tudo,mas se anularem o rali seguinte porque está a trovejar,e o próximo porque estão +50º,não há WRC.
Mais um reflexo do que andamos a fazer ao planeta.
Ao que se chegou, não haver neve na Suécia e alguns ainda dizem que o aquecimento global é treta!!!
Já tinha reparado este ano que algumas provas de sky praticamente só tinham neve no percurso logo só poderia se fabricada. Talvez possam fazer o mesmo para o ano que vem aqui. 😉
Acho que é necessário entender o que se escreve quando se comentam coisas destas!
Não é o facto de andar mais devagar que vai resolver a coisa!
Estamos a falar de pneus com pregos, sim porque não existem outros pneus na Suécia!,sendo que cada carro tem por volta de 1500 pregos!!
Multiplique-se isso pelo numero de carro e veja-se o que vais acontecer a estas especiais ao fim de … talvez … uns 10 carros!
Nestas condições e apenas com pneus de neve, Ogier tem razão no que diz, será impossível o rali ir para a estrada!
É preciso não esquecer que é OBRIGATÓRIO, por legislação, os carros andarem com pneus de pregos nesta época do ano
Ainda bem que o East African Safari, Bandama e Marrocos já não fazem parte do mundial, porque o Ogier teria o handicap de não poder participar nessas provas… Provas em que se participava com carros praticamente de série, com duas rodas motrizes e um molho de notas no bolso. Antigamente, os pilotos não gostavam dos ralis africanos, apenas pelo facto de serem provas de estrada aberta, que atravessavam localidades cheias de gente que não fazia a menor ideia que automóveis pudessem andar tão depressa, quanto ás dificuldades do percurso, isso só tornava a vitória mais saborosa. Ogier devia procurar adaptar… Ler mais »
Considerando que a legislação escandinava obriga de facto à utilização de pneus de pregos nesta época, o facto é que é a própria lesgislação que está inadequada em face das circunstâncias. Isto porque os problemas do Ogier e dos outros são, com a devida distância, o problema dos utentes normais, que também ficarão sem os preguinhos ao fim duns quantos quilómetros causando os inerentes problemas de segurança. Daí a pergunta: porque é que não se cria uma derroga à legislação que admita fazer o rali com pneus de terra (MS) e de pregos??! E a partir daí tem a ver… Ler mais »
Meninos, no tempo do rali do grupo B tenho a certeza que o fizeram com piores condições e sempre a fundo