Regras do WRC 2025: Toyota quer “um caminho que não mude muito”, e explica porquê…

Por a 9 Maio 2024 08:40

A Toyota já testou um GR Yaris Rally1 correu com o as propostas de regras de 2025, com aerodinâmica reduzida, sem sistema híbrido e com entrada de ar menor. Também o fez a um GR Yaris Rally2 com um restritor maior, proporcionando mais potência e asas maiores para proporcionar melhor downforce. Foram estas as propostas do Grupo de Trabalho do WRC para a próxima temporada e a FIA anunciou-as logo de seguida. Mas ainda não é certo que avancem, pois há muitas questões que precisam de ser esclarecidas.

Latvala disse que “é difícil trazer esses dois carros para a mesma classe. Se pensarmos no carro do Rally1, na forma como foi desenvolvido, toda a aerodinâmica foi concebida para o spoiler traseiro [e] na forma como as laterais do carro estão ligadas ao fluxo de ar para o spoiler traseiro. Quando se retira o spoiler traseiro e se coloca o mais pequeno, não é assim tão simples. A geometria traseira do automóvel não funciona necessariamente da forma como foi concebida”.

O que a Toyota quer é “um caminho que não mude muito”.

Rui Francisco Soares, engenheiro português de Elfyn Evans concorda: “o que nós testámos foi o que os rumores dizem que podem vir a ser as regras. E o comentário é claro por parte do Elfyn (Evans) ao dizer que é menos interessante. Ainda não há regras definidas, ainda não há um regulamento, portanto pode acabar por nunca acontecer ou ser uma coisa muito diferente” começou por dizer explicando que é preciso que olhos mais experientes olhem para estas questões duma forma mais ‘realista’, e para o explicar relembrou uma entrevista de Carlos Sainz quando se mudou para a Ford em 1996, numa altura em que os regulamentos do WRC mudaram muito: “Há uma entrevista muito célebre do Carlos Sainz de 1995 para 1996 quando ele passa para a Ford, em que na altura mudaram o restritor do carro e os carros tornaram-se mais perigosos, porque estes eram feitos para uma determinada potência, os pneus tinham uma certa aderência, e a partir do momento em que os motores são menos potentes torna mais difícil salvar algumas situações.

E eu acho que está a suceder uma coisa parecida. As mudanças de regulamentos acabam por trazer sempre estas dúvidas, também, ninguém gosta de andar mais devagar e aquilo que parece neste momento é que se vai andar mais devagar, mas os ralis nunca vão deixar de ser os ralis. Em 1987 passamos para os Grupos A que eram quase carros de estrada e não deixavam de ser espetaculares.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado