Reeta Hämäläinen revelou toda a história: “não, não estávamos a ‘festejar’ durante o rali…”
Reeta Hämäläinen é hoje em dia navegadora de Emil Lindholm no WRC2, está ao lado do finlandês desde 2021, ela é bem conhecida pela sua forma peculiar de ditar notas, e nesse mesmo ano teve uma participação esporádica no Rali do Ártico, que nesse ano fez parte do WRC, ao lado de Janne Tuohino.
A dupla abandonou a prova no final do segundo dia, não comparecendo no arranque da 3ª etapa, e muito se especulou nessa altura sobre o que teria acontecido.
Disse-se um pouco de tudo, e a tecla estava muito numa noite “de festa”…
Três anos depois, no WRC Backstories, Reeta Hämäläinen revelou toda a verdade sobre o que se passou nesse Rali do Ártico de 2021, trazendo à luz os verdadeiros eventos que levaram à desistência dela e de Janne Tuohino do evento finlandês.
Paralelamente, no mais recente episódio do podcast WRC Backstories, Hämäläinen compartilhou a sua jornada desde a sua paixão por cavalos, até à sua ascensão como navegador campeã mundial, agora em parceria com Emil Lindholm.
Além da sua trajetória, ela também esclareceu, claro está, as circunstâncias peculiares que resultaram na retirada dela e do piloto Janne Tuohino do Arctic Rally Finland, a segunda etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2021, durante a pandemia do Coronavírus.
Tuohino, ex-piloto de fábrica da Ford e da Škoda, retornou da aposentadoria para competir no evento de inverno a bordo de um Ford Fiesta World Rally Car de especificação 2017, com a JanPro Racing. Apesar de terem terminado a etapa de sábado em 12º lugar da geral, não compareceram no reinício da corrida no domingo.
Inicialmente, a equipa de Tuohino citou uma lesão no ombro como motivo da retirada. Surgiram especulações, com alguns sugerindo um incidente na sauna, enquanto outros apontavam um excesso de diversão na noite anterior.
“No entanto, a verdade é ainda mais banal”, revelou Hämäläinen. “Ele nem sequer estava a sair da sauna… Tínhamos um hotel onde cada um tinha o seu próprio apartamento. Ele estava a vir para o seu apartamento e escorregou bem na frente da porta, no gelo.
“Posso dizer que não foi nada engraçado para mim”, continuou. “Na época, fiquei arrasada porque esse era o meu grande sonho – fazer uma prova num WRC com um piloto prioritário e então isso aconteceu.
“Claro que entendo e sei que houve muitos rumores e que as páginas do RallyTroll e tudo o mais diziam que tínhamos estado a ‘festejar’. Será que as pessoas sabem o quanto Janne Tuohino investiu neste rali? Portanto, não, não estávamos a ‘festejar’ durante o rali”…