Red Bull dá asas a Kalle Rovanpera
O jovem piloto finlandês, Kalle Rovanperä, Campeão da Letónia de Ralis em 2016, e que este ano está a disputar os campeonatos italiano e finlandês de ralis, claramente como preparação para o que se espera ser a sua chegada ao WRC, mais ano, menos ano, deu mais um grande passo rumo a esse objetivo, já que rubricou um contrato com a Red Bull.
Como se sabe, Kalle Rovanpera ainda nem sequer fez 18 anos e já foi Campeão da Letónia de Ralis duas vezes, pela primeira vez teve autorização para competir no seu país, ainda que não possa guiar nas ligações, só nos troços, e até já testou um WRC da Toyota. É uma questão de tempo chegar ao WRC. Desde 2004 que a sigla do país, do Campeão do Mundo de Pilotos no WRC é FRA, de França, até pode continuar assim por mais algum tempo, mas depois de Marcus Gronholm se ter ‘reformado’ e Mikko Hirvonen ou Jari-Matti Latvala nunca terem sido capazes de o ‘substituir’, eis que a Finlândia tem quase ‘pronto’ para atacar o topo. Claro que vai demorar algum tempo, porque o nível do WRC é muito elevado e é preciso experiência, mas se tivéssemos que apostar, talvez por volta dos 22 anos, se não for antes.
A não ser que o pequeno Tim Ogier, que nem um ano tem, comece depressa a treinar na Playstation, a Finlândia está a preparar-se para recuperar uma posição que foi sua 13 vezes. A França já soma 14…
Kalle Rovanpera não vai poder estrear-se no WRC no rali do seu país já este ano porque a FIA não vai permitir qualquer autorização especial que permita ultrapassar a sua regra que dita a obrigatoriedade de tanto piloto como co-piloto terem carta de condução válida. Chegou a falar-se na possibilidade do filho de Harri Rovanpera poder correr na Finlândia ao volante de um R5, mas as regras da FIA são claras “durante o rali todos os membros da equipa devem ter licença de condução do seu país natal”.
Na Finlândia a lei diz que pode-se obter-se licença de condução até um ano antes de cumprir 18 anos, excecionalmente, mas só em outubro o jovem Kalle Rovanpera pode tirar a carta, pois só aí completa 17 anos. No campeonato finlandês, é o seu co-piloto Risto Pietilainen que conduz o carro fora dos troços, nas ligações. De qualquer modo, é muito provável que a estreia no WRC2 aconteça ainda este ano, mas somente no Rali da Grã-Bretanha em outubro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI