Recordar a primeira vitória de Sébastien Loeb há 20 anos…

Por a 26 Agosto 2022 10:27

Duas décadas separam a primeira vitória de Sébastien Loeb e a última que todos sabem ter acontecido no Rali de Monte Carlo deste ano, 2022. O Rali da Alemanha de 2002 ficou marcado como a primeira vitória no Mundial de Ralis de Sébastien Loeb. As suas 80 vitórias em 20 anos de história de sucessos significam que o francês tem uma média de vitórias em 43.7% dos ralis que fez e os 120 pódios significam 65.6% das suas participações.

Mas a sua carreira vitoriosa teve uma falsa partida quando a equipa o ‘deixou na mão’ no Monte Carlo de 2002. Nesse rali ele foi o mais rápido na estrada, mas um erro da equipa na assistência custou-lhe uma penalização que o fez baixar para segundo.

Hoje como ontem, muitas coisas ainda são familiares. Mas, também é preciso dizê-lo, muitas coisas também mudaram. Neste campo, há a registar que há duas décadas os pneus tinham ‘mousse’ e os pilotos nem sequer percebiam que tinham furado.

Por outro lado, o controlo dos espetadores era também muito primitivo comparado com o que hoje se passa. Hoje os carros de ralis saem da assistência de forma silenciosa, em modo elétrico, os carros têm motores com potências acima dos 500 cv, quando combinada a potência do motor de combustão, um sistema híbrido que adiciona 100 Kw, cerca de 136 cv, para ser utilizado pelos pilotos nos troços.

Aprender com os erros

Hoje em dia, tudo é diferente. E até Loeb é um piloto muito diferente. Em 2002 cometeu muitos erros. Na Alemanha fez um pião no primeiro troço, viu um pneu sair da jante na quarta especial (o que, com alguma sorte, não o fez perder a liderança) e depois no Dia 2 voltou a fazer outro pião a alta velocidade (danificando a direção, mas, ainda assim, sem perder ainda a liderança). Para além disso, da parte de tarde do mesmo dia também viu as ‘mousses’ dos pneus entrarem em ação por duas vezes e falhou um entroncamento numa Super Especial, num erro que os comissários desportivos decidiram não penalizar e que, mais uma vez, não foi suficiente para lhe roubar a liderança, apesar da ameaça dos protestos das equipas adversárias que acabaram por não se concretizar.

Mas essa mítica primeira vitória de Loeb passou a fazer parte do passado, enquanto se iniciou uma carreira com um notável futuro que já dura há 20 anos.

Onde estará a Loeb daqui a uma década? Ainda no Dakar, como Carlos Sainz tem feito já com 60 anos?

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado