Ralis: Skoda, 12, Ford, 4, Citroën, 3, Hyundai, 2…
Numa altura em que se preparam para chegar ao ‘mercado’ mais dois carros de ralis da categoria R5, o VW Polo GTI R5 e o Citroën C3 R5, a Skoda, que tem o carro mais bem sucedido da categoria, vai evolui-lo. Porque ‘descansar’ à sombra dos louros não é hipótese…
Em 2017, o Skoda Fabia R5 venceu três dos seis campeonatos FIA regionais. Na Europa, os pilotos do Skoda Fabia R5 venceram 12 campeonatos noutros tantos países, comparado com quatro ganhos por pilotos aos comandos de Ford Fiesta R5, três com Citroën DS3 R5, dois por Hyundai i20 R5 e um com o Peugeot 208 T16 R5.
Mas apesar dos R5 continuarem a ser os carros que mais vencem – o que também é natural, pois há bem mais, e com melhores pilotos – há exceções, como na Estónia, em que um piloto de um World Rally Car foi o Campeão, na Dinamarca foi a vez de um não homologado Suzuki Maxi. Na Lituânia foi um Mitsubishi Mirage Proto e em Espanha o Campeão foi o piloto de um Peugeot 208 N5. Os Grupo N tradicionais continuam a desvanecer-se na cena internacional dos ralis. Modelos Mitsubishi triunfaram apenas em Chipre, na Rússia e Ucrânia, e por fim, um Subaru no Luxemburgo.
Isto prova que os regulamentos R5 são bem sucedidos, e os R5 o patamar ideal para o passo final antes do WRC, que só tem lugar para cerca de uma dezena de pilotos, metade da Fórmula 1…
Martin Holmes
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois! este é um dos motivos principais para que a competição tenha uma evolução muito lenta, ou nenhuma, no que diz respeito à competitividade de equipas e pilotos.
É pena, porque quando existe quantidade, a qualidade sobe de nível e torna-se mais exigente, menos errante e por consequência passa a ser muito mais competitiva.
Seria muito bom que outras marcas se inscrevessem nesta competição e os ralis voltassem a ter uma configuração de resistência e não só a velocidade, para isso existem os circuitos.