WRC, Rali do México: Vitória de Sébastien Ogier
Sébastien Ogier venceu o Rali do México, naquela que é a sua quarta vitória na prova mexicana, e a primeira sem um VW Polo WRC. Foi segundo na PowerStage, mas posteriormente penalizado, perdendo esses quatro pontos : “Foi um rali fantástico é sempre especial, gosto muito do México, sabia que ia ser difícil por causa da posição na estrada, mas nunca desistimos e realizámos uma boa performance. O carro está mais rápido na terra e isso é bom para o resto da época. São muito bons sinais”.
Excelente segundo lugar para Dani Sordo, que depois do abandono em Monte Carlo, consegue um segundo lugar no seu regresso, depois de ter ficado de fora na Suécia e é o melhor dos Hyundai. Ainda apanhou um susto na PowerStage, já que furou, mas assegurou o segundo lugar.
Terceiro lugar para Kris Meeke, a sua melhor classificação no WRC depois do triunfo na Catalunha o ano passado. Uma boa prova do piloto britânico, que teve algum azar com o furo que sofreu que o afastou da luta pela liderança, atirando a toalha logo no troço seguinte, quando fez um pião: “Tinha o carro, tinha a posição na estrada, mas não fiz o trabalho bem e estou frustrado por isso” disse Kris Meeke no fim da prova.
Andreas Mikkelsen teve um rali difícil, sempre às aranhas com as afinações o seu Hyundai i20 WRC. Teve um resultado melhor do que a exibição, mas sai do México com alguns importantes pontos.
Sébastien Loeb foi quinto, depois de ter liderado a meio do rali, perdendo o comando na sequência de um furo, facto que não ensombra em nada o fabuloso regresso do piloto francês, que mostrou que, apesar da sua longa ausência do WRC, ainda teria muito para dar à disciplina se regressasse a tempo inteiro.
Thierry Neuville teve um fim de semana para esquecer no México, chegou a esta prova dez pontos na frente do Mundial, e sai daqui nove atrás. foi-se guardando para a PowerStage, mas nem aí conseguiu bater o vencedor do rali e o novo líder do campeonato. Nesta prova, para além de partir à frente no primeiro dia, teve problemas mecânicos com o carro, que o atrasaram muito, chegou a estar em nono, ams ainda salvou um sexto lugar.
Ott Tänak foi o mais rápido na PowerStage, registando 6m33.1s (5 pontos), batendo Latvala por +1.3s (4 pontos). Neuville foi terceiro, ficou a +1.4s (3 pontos). Mikkelsen foi quarto a +2.9s e somou 2 ponto e por fim Sébastein Loeb foi quinto.
Ao perder os quatro pontos da Power Stage com a penalização de 10 segundos, o piloto francês mantém o triunfo, já que a vantagem que tinha era bem maior, mas perde os quatro pontos correspondentes ao segundo lugar na PowerStage, o que muda um pouco a classificação do campeonato. Ao invés de ter nove pontos de avanço para Thierry Neuville, passa a ter somente quatro: 1º Ogier, 56 pontos; 2º Neuville, 52 pontos, 3º Mikkelsen, 35 pontos, 4º Meeke, 32 pontos e 5º Latvala, 31 pontos.
Pontus Tidemand, em Skoda Fabia R5, foi oitavo da geral e venceu com grande facilidade o WRC2, com 3:03.7 de avanço face a Gus Greensmith (Ford Fiesta R5), com o sueco a liderar desde a primeira especial.
Tabela do campeonato
1 | Ogier, Sebastien (FR) | 31 | 26 | 5 | 0 | 25 | 56 | ||||||
2 | Neuville, Thierry (BE) | 41 | 14 | 27 | 0 | 11 | 52 | ||||||
3 | Mikkelsen, Andreas (NO) | 21 | 3 | 18 | 0 | 14 | 35 | ||||||
4 | Meeke, Kris (GB) | 17 | 17 | 0 | 0 | 15 | 32 | ||||||
5 | Latvala, Jari-Matti (FI) | 23 | 17 | 6 | 0 | 8 | 31 | ||||||
6 | Tanak, Ott (EE) | 21 | 18 | 3 | 0 | 5 | 26 | ||||||
7 | Lappi, Esapekka (FI) | 23 | 6 | 17 | 0 | 23 | |||||||
8 | Breen, Craig (IE) | 20 | 2 | 18 | — | 20 | |||||||
9 | Dani Sordo | 18 | 18 | ||||||||||
10 | Paddon, Hayden (NZ) | 10 | — | 10 | — | 10 | |||||||
11 | Sébastien Loeb | 10 | 10 | ||||||||||
12 | Evans, Elfyn (GB) | 8 | 8 | 0 | 0 | 8 | |||||||
13 | Ostberg, Mads (NO) | 8 | — | 8 | — | 8 | |||||||
14 | Pontus tidemand | 6 | 6 | ||||||||||
15 | Bouffier, Bryan (FR) | 4 | 4 | — | — | 4 | |||||||
16 | Suninen, Teemu (FI) | 4 | 0 | 4 | 0 | 4 |
Classificação ONLINE – CLIQUE AQUI
[soliloquy id=”353734″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Mais um excelente rali, a provar a vitalidade do WRC. Foi uma pena terem existido muitos problemas na Toyota
Infelizmente problemas também para Thierry Neuville e a luta pela Vitória teria sido ainda mais empolgante.
Destaco o excelente rali feito por Sebastien Loeb, com um fantástico 5° lugar, depois de três anos afastado da modalidade.
Parabéns, gostei do seu comentário!
sem saber ler nem escrever…lá ganhou mais um rallye!!!!!!!
Será? Ora veja lá bem os tempos (desde sexta, e a ordem na estrada). Esse não saber “ler nem escrever” já rendeu 5 títulos, e do 6º parece que já vai a caminho…
Petter27, ignore.
Andam por aqui comentadores que não vêem provas de uma forma isenta e clara.
Ganhou um piloto que por qualquer motivo eles não gostam, então foi sem saber ler nem escrever.
Este fórum está como os programas de futebol na TV, nojento!
Meu caro, eu não gosto do Ogier mas isso que diz não é verdade, ele é muito bom e tem consistência e isso dá vitórias no WRC.
Como disse, não gosto dele, não gosto da sua maneira de ser, mas daí a dizer que não sabe também não, ele ganhou por mérito próprio!
Vou mudar o meu nick para Senna Rossi Loeb …. depois do que assisti este fim de semana.
O Loeb se fizesse uma época a tempo inteiro provavelmente ia ganhar o campeonato facilmente. Foi mesmo pena o pneu ter furado na PE14.
Ganhava facilmente de certeza, como o prova o 5º lugar. Foi mesmo pena o pneu ter furado sozinho, parece bruxedo; não foi por ele ter batido na pedra.
Este Ogier junta ao grande talento uma certa felicidade…Guanajuatito 2 Loeb cede 2:23, no final fica a 2:24…Tanak a andar nas horas, “as usual” ia 20 sg á sua frente, quando de repente….Fica com 20 cv…Sem tirar mérito nenhum a Ogier, poderíamos perfeitamente estar aqui a debater a vitoria de Tanak, ou de Loeb… Já para não falar de Sordo ao Meeke que tiveram o pássaro na mão…Temos a melhor temporada do WRC dos ultimos 150 anos e pena é Loeb não ser na versão full-time.
Concordo