Rali do México: Vêm aí os ralis de terra!
Com o Rali do México pela primeira vez esta temporada uma prova do Mundial de Ralis vai realizar-se em pisos de terra. Depois do gelo de Monte Carlo e da neve da Suécia, ainda não vai ser desta que vamos poder tirar todas as dúvidas quanto à competitividade das quatro equipas – Citroën, M-Sport/Ford, Hyundai e Toyota – já que a altitude a que se realizam a maioria das especiais não permite ainda conclusões ‘definitivas’. Os motores ‘sofrem’ com a falta de oxigénio e o trabalho feito pelas equipas para ultrapassar essa situação vai ser determinante.
Baseada, como habitualmente, em Leon, a 400 km da Cidade do México, o rali volta a disputar-se nas montanhas a nordeste da cidade-sede. Este ano a grande novidade é a partida da capital do país, a Cidade do México, o que vai levar a uma operação logística complicada, mas esse ‘frete’ tem coisas muito positivas, pois o WRC pode ser visto por muito mais gente, já que a cidade mexicana é das mais populosas do Mundo. Em termos desportivos, Jari Matti Latvala lidera o campeonato e por isso parte para a estrada em primeiro lugar, uma posição nada habitual para o finlandês que vai ter que lidar com essa situação. Depois de um segundo lugar no Monte Carlo e da vitória na Suécia, Latvala prepara-se agora para ‘atacar’ a única prova que venceu em 2016.
Do lado da Hyundai os seus responsáveis esperam que o azar os largue, pois se até aqui Thierry Neuville fez o suficiente para alcançar duas vitórias, os resultados da equipa de Alzenau foram bem diferentes, pois os seus dois colegas também não ajudaram grande coisa. A M-Sport quer continuar a lutar pelas vitórias e os seus dois pilotos, Sébastien Ogier e Ott Tanak, já mostraram capacidade para o fazer. Resta a Citroën que teve um mau início de campeonato e quer virar a página no México, recuperando a confiança com que rumou a Monte Carlo. Os tempos são agora bem diferentes, e as seis vitórias de Sébastien Loeb nesta prova já não contam para nada. De resto, estão inscritos 11 WRC, um privado no WRC Trophy (Valery Gorbanº cinco equipas no WRC2 e nenhuma no WRC3. Outro dos pontos que vai ser interessante, passa por saber o tempo que vão durar nos carros os pequenos apêndices aerodinâmicos. Será que vão suportar a dureza dos pisos?
QUINTA-FEIRA, 9 MARÇO
18h05: ES1x – CDMX Street Stage, Presented by Michelin 1 (1,57 km)
ES1x – CDMX Street Stage, Presented by Michelin 2 (1,57 km)
SEXTA-FEIRA, 10 MARÇO
10h00: Assistência A (León – 15’)
11h28: ES2 – El Chocolate 1 (54,90 km)
12h36: ES3 – Las Minas 1 (19,68 km)
14h41: Assistência B (León – 30’)
16h14: ES4 – El Chocolate 2 (54,90 km)
17h22: ES5 – Las Minas 1 (19,68 km)
18h12: Zona para montagem de faróis adicionais (Guanajuato – 10’)
18h34: ES6 – Super Especial Guanajuato (1,09 km)
19h49: ES7 – Autódromo de León 1 (2,30 km)
19h54: ES8 – Autódromo de León 2 (2,30 km)
21h04: Flexi Service C (León – 45’)
SÁBADO, 11 MARÇO
07h30: Assistência D (León – 15’)
08h33: ES9 – Media Luna 1 (27,42 km)
10h01: ES10 – Lajas de Oro 1 (38,31 km)
11h08: ES11 – El Brinco 1 (10,09 km)
12h58 Assistência E (León – 30’)
14h16: ES12 – Media Luna 2 (27,42 km)
15h49: ES13 – Lajas de Oro 2 (38,31 km)
16h37: ES14 – El Brinco 2 (10,09 km
17h47: ES15 – Autódromo de León 3 (2,30 km)
17h52: ES16 – Autódromo de León 4 (2,30 km)
18h57: Flexi Service F (León – 45’)
20h50: ES17 – Super Especial Feria de León (1,33 km)
21h00: Parque fechado
DOMINGO, 12 MARÇO
09h40: Assistência G (León – 45’)
10h43: ES18 – La Calera 1 (32,96 km)
12h18: ES19 (Power Stage) – Derramadero (21,94 km)
13h53: Assistência H (León – 10’)
14h30: Pódio
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Bem, mais valia não colocarem qualquer horário…