Rali do México: Cinco factos que explicam o domínio de Latvala

Por a 5 Março 2016 12:11

Quando faltam dois dias para o fim da competição (a PEC 11, em Ibarrilla, tem início hoje às 14h53, hora portuguesa), Jari-Matti Latvala lidera confortavelmente o Rali do México com 32,1 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier.

Ao longo do dia de ontem, sexta-feira, o piloto da Volkswagen venceu cinco das sete especiais do dia, perdendo tempo para o rival francês – 1,0s na PEC 3 e 0,4s na PEC 10 – apenas em duas das pequenas super especiais do percurso, com uma extensão de 2,3 km. Mas após um início de campeonato desastroso, como foi possível ao finlandês estar neste momento no comando da prova? O AutoSport dá-lhe cinco razões para que isso aconteça:

1 – As duas passagens por El Chocolate: ao contrário dos 80 km (!) de Guanajuato, a penúltima especial de domingo, este troço de 54,31 km que abriu a manhã e a tarde do segundo dia de prova foi descrito pelos pilotos como o grande desafio do Rali do México, por ser mais tecnicista e decorrer a um ritmo mais lento.

2 – Escolha de pneus: com a primeira paragem no parque de assistência a decorrer ao fim de três classificativas, El Chocolate teve ainda o condão de influenciar (e muito!) a estratégia dos pilotos, nomeadamente no que diz respeito à escolha de pneus. Houve quem acertasse na avaliação das condições do piso, como Ogier, que decidiu montar quatro pneus macios e um duro, e Latvala, que optou por uma mistura de três pneus duros e dois macios, e quem falhasse redondamente, como Mads Ostberg e Hayden Paddon, que optaram por trazer consigo cinco pneus duros. O norueguês, por exemplo, descreveu a decisão como “um grande erro” após perder 44,4s (!) na primeira passagem por El Chocolate.

3 –  A ordem de partida para a estrada: enquanto Ogier é obrigado a ‘limpar’ a estrada até ao final do dia de hoje, fruto da sua classificação no campeonato, Latvala foi o oitavo a partir para a estrada, fruto da sua classificação no campeonato, o que também diz muito sobre este seu início de temporada. Apanhou por isso o piso em melhores condições, daí que Ogier tenha dito que o seu companheiro de equipa estava num “rali à parte” e que ele tinha de se preocupar sim com os que seguiam imediatamente atrás de si, como Mikkelsen, Ostberg, Paddon e Sordo, algo que conseguiu novamente fruto de uma condução e estratégia imaculadas.

4 – A postura ‘calma’:  Ao contrário de outras provas, Jari-Matti Latvala tem sabido gerir a pressão até ao momento. Sabe que tem de aproveitar estes dois dias da competição para amealhar o maior número de segundos possível de modo a ‘refrear’ depois no domingo o ataque esperado de Sébastien Ogier, quando a ordem de partida para os troços – e para os 80 km de Guanajuato – passa a favorecer o tricampeão. No final da PEC7, o finlandês dizia o seguinte após a segunda passagem por El Chocolate, em que ganhou ‘apenas’ 10s ao colega de equipa: “A vantagem não é tão grande como de manhã, portanto tenho de estar satisfeito com este resultado. Tenho que ser paciente. Não é preciso tentar tirar tudo de uma só vez.” Ponderado, portanto…

5 – Os problemas e ‘excessos’ dos rivais: Sem a ameaça de Thierry Neuville, que partiu um braço de suspensão logo na primeira especial de sexta-feira (as tais dificuldades de El Chocolate) à conta de um ressalto para o qual estaria avisado (os tais ‘excessos), Hayden Paddon, que tocou ligeiramente com uma roda num muro, mas o suficiente para perder muitos segundos, Mads Ostberg, que ‘arruinou’ o seu rali com a estratégia de pneus escolhida, e Andreas Mikkelsen, que sofreu problemas no carro na PEC7, perdendo mais de 40 segundos pelo caminho, Latvala sabe que tem apenas de se preocupar consigo e com Ogier para poder reentrar na luta pelo título e vencer a primeira prova do ano.

André Bettencourt Rodrigues

Confira a classificação da prova:

PEC10 Rali do México 2016

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