Rali do México arranca na 5ª Feira: A primeira derrota de Ogier?

Por a 1 Março 2016 19:02

Dois ralis dois triunfos de Sébastien Ogier, mas a história no Rali do México pode ser bem diferente, pelo menos nos dois primeiros dias. É que se até aqui partir à frente, em virtude de ser o líder do campeonato não fez grande diferença, já no México pode ser uma verdadeira dor de cabeça para Sébastien Ogier, que tem no domingo um dia final de Rali do México mesmo à sua medida, já que tem um troço de 80 Km para mostrar o que vale. Imagine-se, e claro que isto é um exercício puramente especulativo, que em virtude de partir à frente, Ogier perde nos dois primeiros dias, digamos, um minuto para os seus mais diretos adversários? Parte para o último dia e o primeiro troço que tem pela frente é Guanajuato com 80 Km certos. Será que conseguiria recuperar e levar o rali para decidir no último troço? É um cenário possível.

Contudo, é impossível saber se Ogier poderá perder tempo nos dois primeiros dias, pois isso depende sempre muito dos troços, muita, pouca terra para ‘limpar’. Tudo isso faz diferença. Por exemplo o ano passado no Rali de Portugal o que o francês perdeu ‘deu’ para chegar aos últimos troços com o rali em aberto e tudo se decidiu na PowerStage, com a vitória de Latvala. Desta feita, e tendo em conta o seu atraso no Mundial, o finlandês parte muito atrás e isso é-lhe vantajoso…

A experiência das equipas com a menor potência dos motores devido à altitude também já não deverá criar um fosso entre elas, mas a verdade é que o troço mais ‘baixo’ do México é mais alto do que… o mais alto do Monte Carlo!

Caso a Hyundai não seja surpreendida com a altitude, já que o novo i20 WRC corre no México pela primeira vez, é bem possível que os seus pilotos possam andar mais perto dos homens da VW, e Hayden Paddon tem aqui um estilo de prova que lhe serve que nem uma luva, com estradas rápidas e fluidas. Até porque não estando nomeado para pontuar, vai estar mais ‘livre’ para outras lutas. Mas quem tem ainda mais hipóteses de brilhar é mesmo Jari-Matti Latvala, já que com os fracos resultados que alcançou até aqui, vai partir muito atrás na estrada e esta estará bem melhor, podendo o finlandês ser um ‘joker’ interessante para este evento.

De resto, na prova mexicana estão inscritas 30 equipas, WRC são 12, incluindo Valeriy Gorban (MINI) e o local Benito Guerra (Ford). Martin Prokop realiza no México a sua primeira prova do ano no WRC e a Citroën/PH Sport, tal como previsto, não vai ao México, pelo que Kris Meeke fica desta feita a ver o rali pela TV.

No WRC2, Teemu Suninen participa pela primeira vez ‘inscrito’ na competição este ano, naquele que será o seu primeiro rali fora da Europa. Já Nasser Al Attiyah estava inscrito, mas a alteração do Mundial de Tiro, levou-o a alterar os planos e já anunciou a sua retirada do WRC2 para este ano.

Martin Holmes/JLA

HORÁRIO

5ª Feira, 3 de março

Shakedown 15:00

PEC 1 Street Stage Guanajuato 1.09 km 02:10

PEC 2/3 Super Especial 1/2 2.30 km 03:30

6ª Feira, 4 de março

PEC 4 El Chocolate 1 54.21 km 15:18

PEC 5 Las Minas 1 15.36 km 16:41

PEC 6 Street Stage León 1 1.37 km 18:14

Assistência Léon 18:54

PEC 7 El Chocolate 2 54.21 km 20:27

PEC 8 Las Minas 2 15.36 km 21:50

PEC 9/10 Súper Especial 3/4 1.37 km 23:20

Assistência 00:20

Sábado, 5 de março

PEC 11 Ibarrilla 30.38 km 14:53

PEC 12 Otates 1 42.62 km 16:11

PEC 13 El Brinco 7.15 km 17:14

Assistência 18:59

PEC 14 Agua Zarca 1 16.47 km 21:36

PEC 15 Otates 2 42.62 km 22:39

PEC 16 El Brinco 2 7.15 km 23:34

PEC 17/18 Super Special 5/6 2.30 km 02:35

PEC 19 Street Stage León 2 1.37 km

Domingo, 6 de março

PEC 20 Guanajuato 80.00 km 14:03

PEC 21 Agua Zarca Power Stage 16.47 km 18:08

Hora de Portugal continental

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Kankkunenfan
Kankkunenfan
8 anos atrás

É com cada parecer acrescentado ao de Martin Holmes que qualquer adepto é obrigado a desmanchar-se a rir. Além dessa comparação de carros. Será que ainda não repararam que tanto Loeb (este, mesmo antes da evolução do DS no ano passado) Meeke, Ostberg e TODOS actuais pilotos da Hyundai já vos mostraram de que isso não faz mínimo sentido? De que desde 2013 o Polo WRC é o carro que menos alterações sofreu? É que já ninguém percebe, pois o que se vê e mesmo a abrir mais de 80% dos ralis é que um dos 3 Polo WRC deixa… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado