Rali de Portugal: Nova super-especial prevista para Braga

Por a 4 Outubro 2016 15:08

O jornal ‘O Minho Desportivo’ surge hoje com a informação que o Rali de Portugal vai regressar a Braga, 30 anos depois, com uma super-especial na cidade, num troço que substituirá a que foi realizada este ano na prova portuguesa do Mundial de Ralis, o Porto Street Stage. Caso isso mesmo seja confirmado pelo ACP, que ainda não revelou o traçado, o Mundial de Ralis regressar a Braga, onde em 1987 e 1988 se disputou uma super especial nos terrenos que hoje em dia são o Aeródromo da Palmeira e o Circuito Vasco Sameiro. Nessa altura, com os terrenos terraplanados para a construção da pista, isso foi aproveitado para a realização duma super-especial com 12.90 Km, que só teve um problema, o pó. Muito pó!

Segundo a edição de hoje do jornal ‘O Minho Desportivo’, as negociações ainda decorrem entre a autarquia bracarense e o Automóvel Clube de Portugal, mas pelos vistos há somente pormenores a resolver, pois a decisão de avançar está tomada. O troço bracarense será desenhado ao mesmo estilo do Porto Street Stage, e realiza-se na Sexta-Feira, 19 de maio.

No Rali de Portugal, as super especiais nasceram com o troço de 1987 no Autódromo do Estoril (1987 a 1989; (13.10 km/11.60/5.5 Km), que no primeiro ano eram basicamente duas voltas à pista partindo da via das boxes e fazendo somente um desvio pela entrada nas boxes, reentrando na reta junto à torre, com o percurso a mudar em 1988 e 1989, tendo sido aproveitadas estradas de terra e asfalto interiores do circuito. Nesse mesmo ano nasceu Braga (12.90 Km), como já foi referido, com um pista muito sinuosa, delimitada por fitas, e com muito pó à mistura.

Em 1989 foi a vez do Jamor, que se manteve até 1992, com um traçado de terra rápido e espetacular, que é hoje um campo de golfe (2.50 Km). Em 1991 nasceu Lousada, que teve várias versões, a primeira com 3.00 Km e dois carros ao mesmo tempo em pistas paralelas, chegando a ter três ao mesmo tempos em três traçados distintos. Em 1999 ‘nasceu’ Baltar (3.20 Km), que se realizou até 2001, e depois da interrupção, em 2007, já no Algarve, realizou-se uma super-especial no Estádio Algarve (2.03 km), no ano seguinte a prova não contou para o WRC, e no IRC a super-especial foi em Faro. Por fim, em 2011, nasceu a Super-especial de Lisboa, na Pç. Do Império, junto aos Mosteiro dos Jerónimos (3.27 km). O ano passado, a magnífica Porto Street Stage, que levou milhares de espetadores à baixa do Porto. Agora é a vez de Braga…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
::: Jilt :::
::: Jilt :::
8 anos atrás

problema com o pó? Muito pó?!…
em 87, lembro-me de ter apanhado um valente banho… sob a forma de pó líquido…vulgo lama…
https://www.youtube.com/watch?v=cApZwvGUJMw

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado