Rali de Polónia pode perder lugar o seu lugar no WRC

Por a 5 Julho 2017 15:08

O que se viu no passado fim de semana em termos de segurança no Rali da Polónia, deixou muitos adeptos portugueses em polvorosa, pois estão bem habituados ao que se passa em Portugal, rali em que a segurança é tratada duma forma exemplar, não só com os adeptos a serem posicionados contra todos os imponderáveis que por vezes sucedem no desporto motorizado, bem como tudo o que gira à volta, é, regra geral alvo de nota máxima pelo Delegado da FIA. Contudo, o que vimos nesta prova polaca chegou ao ponto dum carro dos bombeiros ter entrado em contra mão num troço que não estava interrompido, com um carro de rali a passar em velocidade normal pouco depois do carro dos bombeiros passar (a questão está a ser investigada pela polícia) e, também por isso não é de estranhar a notícia hoje surgida que a Polónia pode perder a sua prova do WRC.

Se é verdade que a questão do carro dos bombeiros se tratou pura e simplesmente de um “estúpido erro humano” são palavras de um porta-voz do Rali da Polónia, o que se viu em muitas filmagens que estão no youtube relativas ao público é grave, e a FIA já tinha dado um um cartão amarelo à organização da prova em 2015, e caso algo semelhante tivesse sucedido o ano passado, esta já não teria feito parte do calendário este ano, mas depois do que se viu agora, ainda que não de forma oficial, há ‘vozes’ que se insurgiram fortemente contra a manutenção desta prova no WRC.

As equipa reportaram quebras de segurança nos troços, com espetadores a não seguirem as ordens dos marshals posicionando-se perigosamente perto da estrada, e logo com os carros a rodarem às velocidades que se viram num rali com mau tempo, e logo, com troços muito mais escorregadios que o normal. Em declarações ao Motorsport.com, o Diretor de Ralis da FIA, Jarmo Mahonen disse que “”houve alguns problemas de segurança, que estamos a investigar para depois tirarmos as nossas conclusões. A questão com o carro dos bombeiros está a ser investigada internamente, mas o que pergunto é como pode acontecer uma coisa destas? A informação que tenho é que o carros dos bombeiros quase passou por cima de um polícia. Tivemos sorte que nada tenha acontecido, mas isto não pode fazer parte dos ralis”, disse.

Antes do Rali de Portugal, o ACP desdobra-se em avisos relativos à segurança, precisamente para fazer passar a mensagem do que não pode acontecer na nossa prova, e, as coisas têm corrido bem a esse nível, ao ponto dos adeptos lusos estranharem muito o que se vê no Rali de Monte Carlo, Argentina e agora, Polónia. Felizmente, nada de grave sucedeu, mas os organizadores do Rali da Polónia, têm, provavelmente, uma grande dor de cabeça pela frente…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
joseaalves
joseaalves
7 anos atrás

A acontecer em Portugal, no mínimo eram mais dez anitos fora de cena.
Os € valem quase sempre mais que uma atitude menos preventiva e capaz de viver o espectáculo.
Que venham a Portugal fazer uma formação do tipo (como aprender a respeitar o espectáculo), é simples, real e sobretudo espectacular! Mais fácil é muito difícil.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado