Rali de Monte Carlo arranca 5ª Feira

Por a 19 Janeiro 2016 11:52

Arranca na próxima 5ª Feira a 84ª edição do Rali de Monte Carlo, um evento perfeito para o arranque do Mundial de Ralis. Este ano, sem a presença de Sébastien Loeb, que tanto animou a prova do ano passado, mas ainda assim com um interessante plantel. Curiosamente, espera-se neve para os próximos dias na zona, mas as previsões dão tempo seco e sol nos dois primeiros dias de prova, quinta e sexta-feira.

Este ponto é importante, porque é muito diferente um Monte Carlo com incerteza nos pisos ou uma prova em que não seja preciso ‘inventar’ ou arriscar muito em termos de escolha de pneus. Logicamente, há de haver sempre troços com possíveis escolhas múltiplas, mas um Monte Carlo a ‘sério’ é mesmo daqueles em que uma equipa escolhe pneus para três troços e nunca tem os pneus totalmente adequados para nenhum deles. Faz parte da beleza e incerteza do Monte Carlo e seria importante para a ‘qualidade’ do evento.

O Shakedown realiza-se amanhã à tarde, a norte de Gap, mas o rali só arranca na 5ª Feira com duas especiais noturnas. A prova mantém-se por ali até sábado, sendo que o evento termina no Mónaco depois de três troços nos Alpes Marítimos no domingo de manhã.

Esta será a primeira vez que a Citroën não estará representada oficialmente no WRC desde 2003 (2006 era semi-oficial com a Kronos), pelo que a Volkswagen, Hyundai e M-Sport lutarão pelos Construtores. O grande favorito ao triunfo é naturalmente, Sébastien Ogier, vencedor das últimas duas edições. Favorito porque o vencedor das anteriores quatro (antes de Ogier), Sébastien Loeb, preferiu este ano o Dakar. Em condições normais, Ogier não tem adversário, mas o Monte Carlo é tudo menos um rali ‘normal’.

Portanto o leque de potenciais vencedores é enorme, e prossegue logo com Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville, os pilotos em teoria mais fortes logo a seguir ao Campeão. Apesar do belga ter nas mãos o novo Hyundai i20 WRC, não é no Monte Carlo que se pode atestar da competitividade do carro, a não ser que esteja seco e aí até Dani Sordo pode ter uma palavra a dizer. Latvala foi 2º o ano passado, mas não costuma ter muita sorte no ‘Monte’ e Neuville foi 5º o ano passado. Com quem se terá de contar (falta saber se tem ritmo para isso) é Bryan Bouffier, que foi 2º em 2014 e anda sempre muito bem no ‘Monte’.

De resto, há pilotos com condições para fazer bons resultados, mas vencer só com um grande dose de sorte. São os casos de Mads Ostberg, agora na Ford, Kris Meeke e Andreas Mikkelsen. Quem se estreia, e por isso tem tudo a aprender é Hayden Paddon, que ainda vai correr com o i20 WRC do ano passado. Só na Suécia terá a nova geração do Hyundai. Stéphane Lefebvre prossegue o seu ‘crescimento’, mas costuma andar bem em Monte Carlo e de Eric Camilli, novo recruta da M-Sport, é que não se espera nada. Sabiam que Camilli é mais velho que Ostberg? Será que Malcolm Wilson vê algo que nós ainda não vimos? Por fim, outro dos pilotos que o ano passado estava a realizar uma fantástica exibição até abandonar é Robert Kubica, que para lá do Monte Carlo, não tem mais nada planeado. Se estiver seco, contem com ele. Se estiver com neve, gelo e chover, contem com ele também, mas dificilmente o rali todo. A não ser que algo mude. Ott Tanak passou da M-Sport para a DMack e deverá fazer um Monte sem grandes fogachos, aproveitar as ‘quedas’ à sua frente.

O arranque do WRC 2016 tem tudo para ser uma grande prova, a primeira duma época de transição do WRC, que tem muitos motivos de interesse. Por isso, Senhoras e Senhores, que se quebre o gelo e arranque a festa… JLA

Horário

Quinta-Feira, 21 Janeiro – Dia 1

Partida Casino do Mónaco 17h15

PE1 Entrevaux – Rouaine (21,11 Km) 19h18

PE2 Barles – Seyne (20,23 Km) 21h11

Assistência Gap 22h53

Sexta-Feira, 22 Janeiro

Assistência Gap 7h45

PE 3 Corps – La Salle En Beaumont 1 (14,54 Km) 09h21

PE 4 Aspres Les Corps – Chauffayer 1 (25,55 Km) 10h04

Assistência 12h10

PE 6 Corps – La Salle En Beaumont 2 (14,54 Km) 14h01

PE 7 Aspres Les Corps – Chauffayer 2 (25,55 Km) 14h44

PE 8 Les Costes – Chaillol 2 (17,67 Km) 15h20

Assistência 16h35

Sábado, 23 de Janeiro

Partida Gap 5h40

PE 9 Lardier Et Valenca – Faye 1 (51,17 Km) 6h31

PE 10 St Leger Les Melezes-La Batie Neuve 1 (17,03 Km) 8h29

Assistência Gap 09h24

PE 11 Lardier et Valenca – Faye 2 (51,17 Km) 10h45

PE 12 St Leger Les Melezes-La Batie Neuve 2 (17,03 Km) 12h43

PE 13 Sisteron-Thoard (36,35 Km) 14h40

Chegada Mónaco 18h40

Domingo, 24 de Janeiro

Assistência Mónaco 6h12

PE 14 Col de L’orme – St Laurent 1 (12,02 Km) 8h08

PE 15 La Bollene Vesubie – Peira Cava (21,24 Km) 09h57

PE 16 Col de L’orme – St Laurent 2 (Power Stage, 12,02 Km) 11h08

Assistência Mónaco 12h23

Hora de Portugal Continental

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Génesis
Génesis
8 anos atrás

até que enfim……….

8 anos atrás

Qe venha o rally tou com grande expectativa de ver o qe vai acontecer. Qe sobretudo seja muito bem disputado tal como foi o do ano passado.

makkinen
makkinen
8 anos atrás

Deve ser mais do mesmo(Ogier).Mas existem algumas expectativas sobre o novo I20.Que haja emoção até ao fim.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado