Rali da Suécia, PE15: Absolutamente incrível, repetiu-se o filme…

Por a 11 Fevereiro 2017 17:25

Thierry Neuville voltou a cometer um erro quando liderava confortavelmente uma prova ao perder uma roda na super especial do Rali da Suécia e com isso a liderança. É de todo inesperado, uma vez que se trata duma super especial, mas a verdade é que se em Monte Carlo ainda se desculpa, pois foi um enorme azar alargar 20 cm uma trajetória e bater num pequeno muro de cimento, já na super especial do Rali da Suécia, num troço com 1.9Km, quando se tem uma vantagem de mais de 40s, sair de estrada e perder uma roda é mau demais para ser verdade… É muito azar para a Hyundai, cujos responsáveis e equipa não mereciam isto, mas absolutamente indesculpável para Thierry Neuville… O novo líder, é Jari-Matti Latvala.

São assim os ralis e quando Thierry Neuville liderava com uma margem confortável o Rali da suécia, nunca sendo, ao contrário do Rali de Monte Carlo, verdadeiramente pressionado ao ponto de ter que aumentar o ritmo eis que o piloto belga, que até aqui realizara sempre cronos entre os três primeiros das especiais, voltou a meter o pé na poça e estragou outra vitória praticamente certa. E vão duas…

Até ao acidente na super especial, nunca houve, sequer, sinais de que alguém pudesse estar a esboçar uma ataque à liderança que o belga construiu paulatinamente desde o quinto troço do rali. Até aí, Jari-Matti Latvala ainda lhe deu luta, mas desde esse momento nunca mais a margem parou de aumentar. Chegou ao fim do dia de ontem com 28.1s e transformou-a hoje em mais de 40 segundos. Se tivesse ‘juízo’, tinha o rali na mão. Mas não teve…

E agora o novo líder é Jari-Matti Latvala, que está a realizar uma grande prova, e com uma nuance importante. Sendo verdade que os resultados é que contam, em Monte Carlo o finlandês obteve um segundo lugar com um boa pontinha de sorte, com o abandono de Neuville e os problemas no motor do Fiesta de Tanak, já aqui na Suécia este resultado, até ver, é completamente baseado em puro andamento – mesmo que acabe por não ganhar, claro – e é de se tirar o chapéu a uma equipa que trabalhou muito bem nos últimos meses, e construiu um carro que, até ver, está bem posicionado para lutar pelas primeiras posições ao longo do ano. Ainda assim nestas últimas especiais tem sofrido com o ataque dos dois homens da Ford, e Ott Tanak está cada vez mais perto do finlandês, numa luta que será muito interessante de seguir amanhã.

Ott Tanak está somente a 3.8s de Latvala e mesmo Ogier, que é terceiro, não está muito mais longe, a 12.8s do seu companheiro de equipa. Tanak fez uma bela exibição em Monte Carlo, e aqui na Suécia está em linha com o que já fez em anos anteriores, sendo que desta feita está mesmo a prometer um grande lugar no pódio, restando saber qual vai ser. A continuar assim, será o primeiro. Depois do azar o ano passado na Polónia, seria bem merecido pelo que tem vindo a fazer. Mas o rali ainda não acabou…

Sébastien Ogier é terceiro, e depois de ter sofrido com a limpeza da neve fresca no primeiro dia, perdeu com isso 55.7s, uma margem que de repente cai para 16.6s face ao líder, que é agora o seu antigo companheiro de equipa na VW. Mas fica por saber o que não permitiu ao francês fazer melhor no dia de hoje, mas este não pareceu o Ogier do costume. É verdade que a neve sueca não é o local ideal para brilhar mas a verdade é que já venceu esta prova três vezes. Ironicamente, os três primeiros vão para o último dia de prova separados por 16.6s.

PE15

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
maxiumattack
maxiumattack
7 anos atrás

Mais uma vez à velha máxima aplica se! Para ganhar um rally não basta ser rápido, é necessário manter se nos troços e acabar o rally.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Só falta o Latvalla ter um flash e pumba… lá vai o Ogier.
Com adversários destes o Ogier nem precisa de se esforçar muito.

RogerM
RogerM
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Parece que o Neuville este ano apanhou o antigo enguiço do Latvala, o qual até ver, tem surpreendido pela consistência.

ernie
ernie
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Neuville o ano passado chegou a ser despromovido à equipa B por causa dos “enguiços”. Infelizmente, não vejo nada de “anormal” no Neuville. Ele é assim mesmo.

mpedro
mpedro
7 anos atrás

a sério Sr José Luis Abreu!
Que tal reler antes de publicar artigos?
Alem de um texto super confuso está cheio de erros.
A determinada altura do texto o Ogier é 4º, depois o líder é o seu companheiro de equipa na M-Sport…
E já agora o que tem de irónico “os três primeiros vão para o último dia de prova separados por 16.6s.” ?

ernie
ernie
Reply to  mpedro
7 anos atrás

Cuidado! O Sr. Abreu não gosta de criticas. Eu já fui ameaçado de expulsão para a vida.

mpedro
mpedro
Reply to  mpedro
7 anos atrás

Está corrigido. Muito bem! Não custou nada e nem tem de agradecer. Continuo sem perceber o que tem de irónico os 16seg mas isso pode ser problema meu.

RogerM
RogerM
7 anos atrás

O Ogier deve estar arrependido de não ter aceite os 10 milhões da Toyota. Ainda me cheira que para o ano salta para a Toyota ou até a Hyundai. A surpresa para mim este ano, vai para a velocidade do Neuville e para a consistência do Latvala.

ernie
ernie
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Não me surpreende a velocidade do Neuville, ele sempre foi muito rápido, e já nem surpreende a tendência que os carros dele têm para perder rodas. É pena, porque até podia ser um campeão.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado