Rali da Letónia/PEC3: Mārtiņš Sesks estreia-se a vencer troços no WRC

Por a 19 Julho 2024 09:49

Surpreendentemente ou talvez não, Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1 Hybrid) venceram a PEC3, Tukums 1 com a extensão de 27.56 km,

bateram Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) por 1.6s o piloto assegurou o seu primeiro triunfo em especiais numa prova do WRC.

Um enorme feito para o jovem letão que como se sabe corre pela primeira vez com um Ford Puma Rally1 Hybrid, e apesar de conhecer bem melhor os troços que os seus adversários, é notável uma prestação deste calibre.

Subiram ao segundo lugar da geral por troca com Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) e estão agora a 3.3s do líder, Kalle Rovanpera.

Para nós, portugueses, faz lembrar a prestação de Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva no Rali de Portugal de 1997, quando também andaram a rodar entre os melhores do WRC e venceram mesmo troços à geral.

Ogier caiu para 4º a 6.7s da frente com Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) a fazrem um bom troço, e a serem terceiros atrás de Rovanpera, subindo com isso ao quarto posto da geral por troca com

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid), que caíram para o sexto lugar.

Quem perdeu muito nesta especial foram Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid), que só aqui cederam 23.6s, caíram para o nono lugar já a 29.4s da frente. Neste troço, as primeiras posições na estrada, para Neuville e Evans, foram terríveis…

Evans confirma que “há realmente muita terra solta e a aderência é muito fraca. É muito difícil virar o carro”.

Ott Tanak já fez um troço melhor, mas confessa que a “minha confiança não está muito alta e o carro está um pouco imprevisível. Preciso de um carro melhor para fazer melhor”.

Ogier cometeu um erro numa chicane, Adrien Fourmaux fala em “falta de confiança”, Rovanperä disse que “a sensação não era boa com o carro. Lutei com o equilíbrio do carro e não consegui forçar como queria”.

Lappi disse que teve “uma sensação horrível e não sei bem por quê. Não tenho confiança com a aderência.” Munster revelou que a porta não estava totalmente fechada e tinha muita poeira entrando no carro.

No WRC2, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) venceram novamente e alargaram para 18.4s a vantagem para os segundos classificados, agora Mikko Heikkilä/Kristian Temonen (Toyota GR Yaris Rally2), que estão a 18.4s da frente com Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2) a caírem para o terceiro lugar, mas apenas a 0.4s do 2º posto.

Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) são quartos, 8.2s mais atrás. Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Hyundai i20 N Rally2) quintos, a 5.7s de Pajari sendo que as diferenças para os concorrentes seguintes não são nada significativas.

CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI

FOTO @World

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado