Rali da Finlândia: Quem vai ser o sexto vencedor diferente em nove ralis?

Por a 29 Julho 2017 19:42

Esapekka Lappi está perto do seu primeiro triunfo no WRC. Ruma ao último dia de prova com um avanço de 49.1s para Teemu Suninen, outro piloto que está a realizar uma exibição fabulosa. Como se sabe, os ralis são férteis em surpresas, e tudo pode acontecer amanhã mas em condições normais a vitória vai para Lappi, que, até ver, pode só precisar de quatro ralis no WRC para chegar à vitória.

Caso se confirme, é fantástico e não menos fantástica seria uma possível vitória de Teemu Suninen, a nova coqueluche de Malcolm Wilson, que cumpre na Finlândia o seu segundo rali num WRC. É verdade que estamos no Rali da Finlândia, pilotos finlandeses como Lappi e Suninen estão muito habituados ao tipo de estradas, mas os seus adversários não são propriamente pilotos do campeonato finlandês. Lappi e Suninen, especialmente o primeiro, lutaram metro a metro com um piloto como Jari-Matti Latvala, que estava a conseguir impor-se, mas nunca esteve muito à vontade. Quando o seu Yaris WRC  parou na PE 19 tinha 8.5s de avanço para Lappi, o que não era garante de coisa nenhuma.

Neste momento faltam apenas 34 Km de troços para que o Mundial de Ralis possa garantir o sexto vencedor diferente em nove provas, e pode ser qualquer um dos cinco primeiros, Esapekka Lappi, Teemu Suninen, Juho Hänninen, Elfyn Evans ou Craig Breen. Logicamente, o contentamento de Lappi contrasta com a frustração do seu companheiro de equipa na Toyota Gazoo Racing, Jari-Matti Latvala. O finlandês ganhou as primeiras cinco especiais e construiu uma margem de 8.5 segundos sobre Lappi mas o sistema elétrico do Yaris WRC não quis que assim fosse.

Latvala não merecia, mas acontece e que há que seguir em frente: “Estou dececionado pelo Jari-Matti, e agora tenho que desfrutar deste momento, que é algo incrível. Esta manhã liderávamos por quatro segundos, agora temos 50 segundos e agora preciso concentrar-me e manter a cabeça fria. Fiquei com nervoso miudinho quando vi o Jari-Matti parado…” Quanto a Latvala: “É uma das maiores deceções que tive na minha carreira. Sentia-me bem, estava a desfrutar, mas quando surge um problema técnico não há nada que possas fazer e essa é uma parte difícil do automobilismo”.

Atrás de Lappi há uma boa luta, Suninen, cedeu a posição quando falhou uma chicane mas recuperou o segundo lugar na penúltima especial. Juho Hänninen partiu a barra estabilizadora do seu Yaris WRC e terminou a 4.3 segundos de Suninen. Elfyn Evans está somente a 1.3 segundos do quarto lugar depois duma grande exibição esta tarde.

Craig Breen perdeu o quarto lugar depois de ‘sobreviver’ a uma saída de estrada. O irlandês está 14.7s na frente de Thierry Neuville, que tenta alcançar o máximo de pontos possível para se chegar a Sébastien Ogier no campeonato. Hoje subiu de oitavo para sexto. Quanto a Ogier, não regressou hoje pois o seu co-piloto, Julien Ingrassia tem ordem médica para não competir nos próximos quinze dias devido a uma ligeira comoção cerebral resultante do embate de ontem numa árvore.

Ott Tänak é sétimo depois do furo de ontem, superando um Kris Meeke totalmente irreconhecível, que veio a este rali simplesmente para o terminar e afastar os fantasmas que o assolam. Dani Sordo é nono e Mads Ostberg décimo, depois de problemas com os travões do seu Fiesta WRC. Para amanhã estão reservados apenas 33.84 km.

[soliloquy id=”324001″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rfz
rfz
7 anos atrás

Gostaria de saber o que pensa agora o antigo piloto português campeão do mundo em grupo N que afirmou há um ano atrás que a FIA estaria a dar o tiro nos pés relativamente a esta nova era do WRC… Na altura também referi que era o típico comentário de velho do restelo pois os tempos são outros e continuar preso ao fantasma dos grupos B não fazia sentido ao que todos os “comentadores” aqui ficaram todos “chocados”!! Afinal quem ousa questionar a opinião de douta personalidade?!!! (típico carneirismo português…) Agora, com 4 marcas a ganhar ralis e 6 vencedores… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
Reply to  rfz
7 anos atrás

No ano passado em sete ralis tivemos 6 vencedores diferentes…

mcrae
mcrae
7 anos atrás

É pena o problema do Latvala, se ganhasse este rali ía-se aproximar dos líderes do campeonato e ficávamos com um final de campeonato de WRC ao rubro.

últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado