Rali da Finlândia: Desastre na M-Sport…
Jari-Matti Latvala lidera o Rali da Finlândia ao cabo de quatro troços, numa prova em que o primeiro líder, Ott Tanak, ‘cedeu’ ao fim de quatro troços, saindo de estrada e ‘destruindo’ uma roda. Perdeu mais de minuto e meio e com isso a maior parte das hipóteses de vencer, ele que era um dos principais favoritos. Pior ainda sucedeu com Sébastien Ogier, líder do Mundial, que perdeu uma roda e sete minutos, colocando claramente em risco a sua liderança do Mundial.
Esapekka Lappi entrou muito forte na prova e é para já segundo atrás do seu ‘chefe-de-fila’, a 5.3s. Excelente terceiro lugar para Craig Breen, que é terceiro a 8.1s de Latvala. Outra excelente posição é a de Teemu Suninen, quarto ao fim de quatro troços. não foi preciso muito para que no Rali da Finlândia houvesse acontecimentos de grande monta, que podem ter influência nas contas. Curiosamente, Thierry Neuville parece ter entrado a ‘dormir’ e ao cabo dos três troços de hoje já está a 19.4s do líder.
Filme até aqui
Depois do triunfo de Ott Tanak na super-especial de ontem, Teemu Suninen voltou a mostrar a sua classe, embora sendo ainda muito jovem, ao vencer a primeira especial de hoje, Hainen 1, com 7.59 Km. O piloto do Ford Fiesta WRC bateu Kris Meeke por 0.1s e Paddon por 0.3s numa especial muito rápida e que não permitiu grandes diferenças exceção feita a Thierry Neuville que perdeu 5.3s e caiu de segundo… para décimo. A liderança não mudou, manteve-se Tanak na frente e Ogier subiu para segundo. Neuville confessou no fim que talvez não tenha tido o ritmo devido quando toda a gente entrou no máximo das suas possibilidades.
Ainda na fase dos troços mais curtos, Urria 1 foi a especial que se seguiu, desta feita com triunfo de Jari-Matti Latvala num troço que criou algumas alterações mais ‘sérias’ na classificação geral. Tanak manteve-se na frente mas agora apenas com 0.3s de avanço para Latvala, Hayden Paddon subiu para terceiro a 1.1s de Tanak, mas Ogier, que foi apenas décimo no troço, a 4.9s de Latvala, caiu para sexto a 4.6s do líder, sendo que para já, nesta altura, o 12º, Neuville estava ainda a 10.6s, portanto tudo muito equilibrado.
Na quarta especial, foi a vez de triunfar Esapekka Lappi, no troço que levou a mudança de líder. Ott Tanak e Sébastian Ogier foram as primeiras ‘vítimas’ sérias da prova, com o estónio a perder 1m34s depois duma saída de estrada em que danificou a roda traseira direita, ficando com o pneu desfeito, perdendo desta forma a liderança da prova, caindo para 11º. Ogier ainda esteve pior, pois perdeu uma roda e cedeu sete minutos… Na frente ficou Latvala, agora com 5.3s de avanço para Lappi. Grande prova está a fazer Craig Breen, que é para já terceiro depois dos 21.31 Km de Jukojarvi.
Foto EWRC
Tempos Online – CLIQUE AQUI
[soliloquy id=”324001″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI