Rali da Estónia, WRC2: Andreas Mikkelsen vence e reentra na luta pelo título
Depois de dois abandonos consecutivos em Portugal e Itália, Andreas Mikkelsen venceu o WRC2 na Estónia e com isso regressou à liderança do campeonato e à luta pelo título. Mas não teve vida fácil, já que ‘sofreu’ até à última pois teve sempre muita luta de Teemu Suninen, e não só, durante todo o rali.
O duo revezou-se na liderança várias vezes. Primeiro foi Jari Huttunen, na super especial, depois Mikkelsen foi para a frente na 6ª feira, na PE3 foi a vez do estónio Egon Kaur, logo a seguir Emil Lindholm. De tarde, Mikkelsen recuperou a liderança, perdeu-a para Lindholm, recuperou-a e assim terminou o dia.
No sábado, com Teemu Suninen a 12.1s no 2º lugar, Mikkelsen ganhou alguns segundos para os perder de novo no fim do dia. No último dia, com 10.6s entre ambos, Suninen atacou e no penúltimo troço, ambos estavam separados por 3.2s. Só que no último, o finlandês ficou com o motor do seu Hyundai a trabalhar apenas em 2 cilindros e Mikkelsen pode respirar de alívio.
Foi um resultado importante para o campeão em título, voltando à liderança do campeonato.
Marco Bulacia desistiu no penúltimo troço, quando era 3º o que promoveu Emil Lindholm.
O finlandês terminou 1m37.7s atrás de Suninen e também reclamou a vitória no WRC2 Junior.
Jari Huttunen, da M-Sport Ford ficou mais 1m24.0s atrás, no quarto lugar, e agora vai correr de Puma Rally1 na Finlândia. Quinto posto para Kajetan Kajetanowicz, que caiu para 2º no campeonato.
Mauro Miele venceu no WRC2 Masters.
Pajari venceu no WRC3
Sami Pajari obteve a sua terceira vitória em cinco ralis no WRC3, dilatando a margem no campeonato face a Lauri Joona, que foi segundo nesta prova. O jovem de 20 anos passou para o topo da classificação quando Lauri Joona furou na manhã de sexta-feira e liderou a partir daí até final .
Pajari terminou o penúltimo dia com mais de um minuto de avanço, apesar de problemas com o diferencial traseiro do seu Ford Fiesta Rally3: “É ótimo ganhar aqui com tantos finlandeses aqui e com tanto apoio” disse Pajari.
O piloto irlandês, William Creighton ocupou o último lugar do pódio, 1m30.6 atrás, com Mcrae Kimathi em quarto.
No Júnior WRC o triunfo foi também para Sami Pajari, aproveitando o facto do herói caseiro Robert Virves, ter perdido muito tempo na 6ª feira com problemas de suspensão.
Virves aproveitou para recuperar com os problemas de Pajari, venceu… 17 troços, mas não conseguiu recuperar todo o 1m30s que perdeu na 6ª feira. Pajari terminou com apenas 14.9s de avanço e passou para a liderança do campeonato antes da ronda final, na Grécia, onde há pontos duplos, o que significa que quatro pilotos ainda podem ser campeões. Jon Armstrong foi terceiro.